quarta-feira, 3 de junho de 2009

Flight Report GLO1616

TRECHO: CNF-VIX
DATA: 31-05-2008
VOO: G3 1616
AERONAVE: BOEING 737-300 (Classic)
MATRÍCULA: PR-GLN
ASSENTO: 17A
HORÁRIO PREVISTO DE PARTIDA: 14h:00
HORÁRIO PREVISTO DE CHEGADA: 15h:00
TEMPO PREVISTO DE VOO: 01h:00



Por Junio Gracielo




Sábado, 31 de maio de 2008.
Após o desembarque do voo anterior procedente de Guarulhos-SP (SBGR/GRU), que originou o flight report GLO1648, fomos almoçar nas lojas só 1° piso lado externo anexo ao aeroporto de Confins-MG (SBCF/CNF).
Nosso voo estava previsto para 14h:00 mas um atraso de pelo ao menos mais de 40 minutos estava por vir.
Sabendo disso, como já conhecia o aeroporto, fui ao terraço panorâmico para spottear um pouco e acompanhar o movimento do tráfego aéreo também pela fonia com meu rádio escuta.
Enquanto estávamos no terraço, pudemos ver alguns tráfegos da GOL, TAM, VARIG, Helicópteros e ouvir também outros tráfegos em aproximação para o aeroporto de Belo Horizonte - Pampulha (SBBH/PLU), conforme poderão ver nos vídeos ao final do flight report.

Airbus A320 da TAM taxiando para o ponto de espera da cabeceira da pista 16.
Boeing 737-300 da GOL taxiando para o ponto de espera da cabeceira da pista 16.

Boeing 737-800 da GOL após o push back e acionamento já quase pronto para o taxi.

No taxi.

Boeing 737-800 da "nova" VARIG chegando.

Airbus A320 da TAM no push back.



A320 iniciando o taxi e outro rolando na decolagem.


Winglet do Varig 737-800 que acabara de chegar.
Amplo e vazio terraço panorâmico de Confins.

A320 da TAM durante os procedimentos de solo.

Torre de Controle (TWR CNF), de Confins.


As 14h:00, após esta última foto acima da TWR, descemos para a sala de embarque para o aguardo da chamada para o embarque do voo GOL 1616 com destino a Vitória no Espírito Santo (SBVT/VIX).
A sala de embarque estava quase lotada, muitas mulheres, crianças, idosos entre os tantos passageiros, foi o que pude perceber.
As 14h:25 a chamada soou nos avisos sonoros para o voo GOL 1616.
Já a bordo da aeronave, um Boeing 737-300 classic de matrículas PR-GLN, são 14h:34, estamos perfeitamente acomodados (minha namorada e eu) quando a comissária faz o speech de "bem vindo a bordo para o voo GOL 1616 com destino a Vitória".
Como estava na fileira A, já sabia que iria receber o sol vespertino nessa lateral da aeronave, o que acaba incomodando um pouco não só pela luminosidade mas pelo calor.

São 14h:40 quando iniciamos as manobras de pátio para acionarmos os motores chamada de push back e acionamento.


As 14h:43, nossa aeronave já estava pronta para iniciar o taxi até o ponto de espera da pista 16 para então decolarmos. Nesse momento ouço como uma boa música o rugir dos motores do "trezentão" assim chamados os boeing 737-300 pela sua história na aviação mundial.
"Como é lindo ouvir o som dos flaps sendo baixados".
Vocês ouvirão nos vídeos!
São 14h:45, estamos iniciando finalmente o taxi até a pista 16. Observo a Biruta que mostra a direção do vento, apontando vento de travéz com a pista 16.

Com várias aceleradas contínuas, o que demonstra que a tripulação estava tentando minimizar os efeitos do atraso, nossa aeronave taxiou até a pista 16 onde alinhou e decolou as 14h:49 com destino a Vitória com a primeira curva a esquerda, provavelmente voando direto para a posição DRAMA.
Aeródromo de Lagoa Santa (SBLS)


Subindo para nosso nível de cruzeiro de 31.000 pés





Nesse momento, as 14h:54, a equipe de comissários (as), já haviam iniciado o serviço de bordo.
Belas comissárias, serviço, como eu costumo dizer em alguns casos, impecável pela cordialidade e simpatia.
Continuamos nossa subida enquanto recebemos serviço de bordo com o cardápio GOL.
Para comer: Barrinhas de cereais e biscoitos de água e sal.
Para beber: 4 opções de bebidas e água.






São 15h:08, já estamos estabilizados no nível de cruzeiro de 31.000 pés (FL310), quando o Cmte. faz o breve speech pedindo desculpas pelo atraso e informando nos que Vitória tempo encoberto com temperatura de 24°c.
Nosso pouso esta estimado para as 15h:30.




As 15h:17, percebo que já estamos iniciando a descida para pouso em SBVT.
Logo os avisos de apertar os cintos ficaram acesos devido haver muitas nuvens abaixo de nossa aeronave o que causará um leve turbulência alertada pelos comissários.
Fui ao toalete rapidamente já começando a sentir a aeronave balançar levemente.


Quase furando a camada "bela paisagem".

Dentro da camada, a aeronave balança um pouco, turbulência classificada como "leve".

Após uns 4 minutos, já tínhamos passado a camada um pouco turbulenta mas nesse momento observo que tinha outra abaixo. Estávamos entre as duas.


São 15h:19 quando nossa aeronave faz a primeira curva a esquerda e como ótimo conhecedor dos procedimentos de Vitória, observo então que estamos iniciando o procedimento de aproximação por instrumentos VOR/DME Z para pista 23.


Nesse ponto as aeronaves costumam estar em média a 5.000 pés.

Durante a execução do arco DME de 10 minhas (nm), obervo já sobre a Cidade de Serra várias montanhas e vilarejos.


Dava para perceber a aeronave curvando para direita ora para esquerda para se enquadrar no procedimento.


Nesse ponto (provável cruzamento com a radial 020° do VOR VTR), já é possível obervar a cidade de Nova Almeida.
Nesse momento pela carta devemos estar entre 3.000 e 4.000 pés.
São 15h:28 quando nossa aeronave ingressa na longa final para pouso na pista 23.
Durante a aproximação é possível ouvir o belíssimo som que os flaps produzem ao serem acionados.








Após um belíssimo pouso as 15h:31, nossa aeronave livrou pela direita pista de taxi A (Alpha), onde proseguiu seu taxi até o pátio de aeronaves de Vitória.

Hangar da empresa de taxi aéreo Líder Aviação.
A empresa tem uma frota de aeronaves de asa móvel (helicópteros) que fazem diáriamente o transporte de funcionários da Petrobrás e subsidiárias que operam nas diversas plataformas de petróleo existentes em toda a costa do Estado do Espírito Santo.

Registrando a matrícula da aeronave sob a asa esquerda.

As 15h:38 desembarcamos e prosseguimos para a sala de desembarque.
No trajeto, eu fui fazendo alguns registros dessa bela aeronave até a sala de desembarque para então pegar as bagagens despachadas em Confins.

Terminal de Passageiros de Vitória (SBVT).
Na parte de baixo temos salas de embarque, desembarque, lojas, caixas bancários, guichês das Cias, empresas de turismo entre outros.
Na parte superior temos salas de administração da Infraero e o terraço panorâmico.

Dados da Aeronave:
Matrícola: PT-GLN
Equipemento: 737-300
1° Vôo: 16/05/89
Entrega: 14/03/06
Idade: 18 Anos.













AVALIAÇÃO: as notas vão de 0 a 10

Reserva: nota 10.

Efetuada via Internet, fácil, processo muito simplificado na compra. Em poucos minutos recebi a confirmação da reserva via e-mail.

Check-In: nota 10.

Como esta etapa do voo foi uma conexão, recebi meu cartão de embarque ainda em Guarulhos no primeiro check in, o que não nessecitou que o fizesse novamente em Confins .

Embarque: nota 8.

Atraso de mais de 40 minutos.

Assento: nota 8.

A classe econômica da GOL normalmente tem uma configuração com pouco espaço interno entre os assentos.

Eu tenho mais de 1,75m.

Aeronave: nota 10.

Foi minha 4ª experiência com o Boeing 737-300 (Classic). Aeronave equipada com motores CFM não tão silenciosa quando aeronaves mais novas como o Airbus A320 da Tam equipados com motores CFM ou mesmo outras aeronaves da Cia. como os Boeings 737-700 (NG) também equipados com motores mais novos CFM.

Entretenimento: nota 5.

Praticamente não há. Somente uma revista da própria Cia aérea nesse voo.

Serviço dos comissários: nota 10.

A companhia conta com uma equipe de 4 de funcionários altamente qualificados que esbanja satisfação, dedicação, cordialidade, simpatia no atendimento ao passageiro. Atendimento impecável.

Refeições: nota 10.

A companhia serviu barrinhas de cereais juntamente com biscoitos de água e sal, acompanhados com 4 opções de bebidas não alcoólicas e água.

Bebidas: nota 8.

4 opções de bebidas não alcoólicas e água.

Desembarque: nota 10.

Rápido e ágil o que proporcionou que tivéssemos nossa bagagem em poucos minutos em mãos.

Pontualidade: nota 8.

Partida com mais de 40 minutos de atraso e chegada com 36 minutos de atraso.

Nota final: 8,8

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente essa matéria. Foi bem detalhada. Parabéns.

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