terça-feira, 26 de maio de 2009

O novo Aeroporto de Vitória



Saiba mais sobre o empreendimento e projeto do novo aeroporto de Vitória

Com capacidade insuficiente para atender a demanda o atual aeroporto de Vitória será substituído por um novo complexo aeroportuário. Ainda na fase de construção, o novo aeroporto deverá ser o mais moderno do país e ocupará uma área de 5.249,691,61m2 entre a praia de
Camburi e a Avenida Fernando Ferrari.


De acordo com o gerente de Empreendimentos da Infraero e responsável pela obra na capital capixaba, o Eng° José Roberto Jung, o compromisso assumido antes da realização deste projeto é melhoria e inovação contíuos.
O último aeroporto coordenado pelo eng° foi o de Palmas (TO), que é considerado modelo pela Infraero. O desejo de Jung é fazer com que o terminal aeroportuário de Vitória supere o do Estado e Tocantins.
Para essa expectativa seja alcançada, Jung enumera algumas novidades que serão adotadas.
Na estrutura metálica será usado o SAC 300, aço fabricado com técnica apurada, que torna o material mais leve, esbelto e muito mais resistente. Os vidros e as telhas sofrerão um tratamento termoacústico que resulta em melhor desempenho do ar condicionado e proporciona maior aproveitamento da iluminação natural.

O sistema de ar condicionado será abastecido por uma torre de acumulação de água por meio de reaproveitamento de águas da chuva. Isso será possível devido ao processo de drenagem na cobertura do terminal de passageiros, nas pistas e no pátio do aeroporto. O projeto prevê ainda a construção de caixas separadoras de óleo para garantir que toda a água drenada seja exclusivamente pluvial, e evitar riscos de contaminações, caso ocorra algum vazamento durante as operações de manutenção das aeronaves.

Desafios

Além do fato de ter sido encontrado no sítio uma extensa camada de mais de 15 metros de espessura de material orgânico, o que demanda de alto custo para remove-lo, onde foi empregada uma técnica de implantação (por cravação) de dreno fibro-químico vertical para dar vazão a água, que é expulsa por pressão exercida na superfície, permitindo-se a compactação e adensamento do solo.

Outro desafio superado foi a configuração das cabeceiras da pista, pois os pontos onde serão instaladas coincidem de um lado com a área de preservação municipal de restinga, que não pode sofrer interferências físicas, e do outro lado (cabeceira 19), com a limitação da Avenida Fernando Ferrari.



Este obstáculo levou à adoção de uma técnica que consiste em elevar a altura das duas cabeceiras em relação ao ponto central da pista, criando um desnível para que, no movimento da decolagem, a aeronave consiga altitude mais rapidamente sem inferferir na área de preservação ou na movimentada avenida.

Economia mais dinâmica exigiu investimento

O novo complexo aeroportuário suprirá uma necessidade antiga, e que se agrava ainda mais, devido ao crescimento de economia do Espírito Santo. Para o atual prefeito da capital, João Coser (PT), o aumento significativo da economia do turismo de negócios e da movimentação de cargas gerou uma demanda que o atual aeroporto não conseguia mais atender. "As novas instalações trarão mais conforto tanto para turistas que frequentam o Estado como para a população capixaba", afirmou.

A movimentação de pasageiros no aeroporto de Vitória, que foi de 857.738 no ano de 2000, alcançou 1.438.761 em 2005. As projeções da Inafrero indicam que em 2020 o número de pasageiros a usar o terminal será de 4.464.020. O movimento de cargas domésticas, importação, exportação e mala postal, também vem crescendo, mas é represado pelos limites do atual aeroporto.

Segundo Coser, exportadores e importadores que usam atualmente uma rota alternativa a Votória devido à falta de suporte do terminal atual e ao fato da pista não comportar aeronaves maiores (que hoje comporta até Boeing 767-300F), terão o novo aeroporto uma solução vantajosa.

Acessibilidade Universal

O projeto do novo aeroporto prevê acessibilidade plena para portadores de deficiência em todas as dependências do complexo.

Segundo a arquiteta e consultora da obra, Patrícia Madeira, existe planejamento para implantação de um sistema de rotas de orientação para todas as pessoas portadoras de deficiências, com sinalização em braile no chão, nas paredes e nas maçanetas, facilitando a movimentação de deficientes visuais.

Também estão sendo previstos telefones com monitores para leitura, sinalização luminotécnica e treinamento de profissionais do aeroporto no uso da linguagem libra, para comunicação com deficientes auditivos. Outro cuidade é a sinalização em cores diferenciadas para a orientação de pessoas analfabetas, alé do banheiro adaptado, rampas e elevadores para portadores de deficiência motora.

Desconcentração em três terminais

O novo aeroporto de Vitória proporcionará a desconcentração de fluxos de aeronaves e de passageiros em três terminais. O atual, voltado para a Av. Fernando Ferrari, será destinado a aviação geral (aeronaves de pequeno porte e helicópteros); o novo, voltado para a aAv. Adalberto Simão Nader, será destinado a passageiros da aviação comercial, e um terceiro, instalado nas proximidades da rodovia Norte-Sul, será destinado a cargas.

Iniciada em janeiro de 2005, a obra esta atualmente paralisada com previsão de retomada das obras das duas pistas está prevista para junho do próximo ano. E a conclusão do novo terminal de passageiros está programada para março de 2012, quando todo o projeto deverá estar executado. "Serão feitas duas licitações, uma para a conclusão das pistas e outra para a construção do novo terminal de passageiros", explicou o senador Casagrande.

Com a divulgação do novo cronograma, voltam as esperanças de que a obra seja retomada e concluída. "Surgiu uma luz, mas não significa que tudo esteja resolvido", desabafou o senador. Ele disse estar ainda desconfortável diante de tanto "constrangimento" que a situação lhe causou. Casagrande tem acompanhado de perto, em Brasília, as negociações entre o governo do Estado, o consórcio e a Infraero.

A divulgação do cronograma, destacou, é uma sinalização de que a nova diretoria da Infraero está interessada em retomar e concluir a obra. "Hoje estou feliz, mas ao mesmo tempo desconfiado", disse. O senador contou que pretende, juntamente com os demais integrantes da bancada, acompanhar todos os passos da obra.



Foto: Jetphotos.net
Autor: Viníciu JP

O novo terminal de cargas ainda não recebeu autorização para ser construído. Estão sendo feitos estudos de uma possível parceria público-privado para sua construção e administração. Terminada esta fase, será aberta uma licitação para a formação de um consórcio de empresas para realizar a obra.

O terminal de cargas capixaba (TECA VT) atualmente é o 8º do país em volume de mercadorias (em 2005 era o 5º) importadas e o 15º em exportações (em 2005 era o 21º).

O Horário de Funcionamento: 8:00 às 12:00 e 13h30 às 17:30

Em 2005, o principal produto exportado era o mamão.

Atualmente os principais Produtos:


Importados: - Eletro-eletrônicos - Telefonia - Peças e componentes de computadores - Motocicletas e celulares - Medicamentos - Siderúrgico e auto forno - PeÇas de locomotivas e tubulações - Equipamentos para telecomunicação - Roupas - Máquinas fotográficas e filmadorasExportados: - Mamão - Produtos siderúrgicos - Peixes frescos - Peixes ornamentais - Rochas calcárias ornamentais - Móveis e armários em madeira - Semente de aroeira - Pedras, mármores e granitos

Exportados: - Mamão - Produtos siderúrgicos - Peixes frescos - Peixes ornamentais - Rochas calcárias ornamentais - Móveis e armários em madeira - Semente de aroeira - Pedras, mármores e granitos
Números
O novo aeroporto vai consumir

  • 8.65m3 de concreto Fck=35mpa
  • 39.500m2 de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente)
  • Estrutura metálica com 1.287.610kg
  • Estaca metálica tipo trilho com 32.633m
  • 3 milhões de m3 de material de jazida (argila) escavado (para aterro do terreno e regularizações)
  • 890.705m de drenos verticais sintéticos para adensamentos de solo mole
Saiba mais sobre a concepção do projeto:
  • 2,1 milhões de passageiros por ano
TPS (Terminal de passageiros)
  • 26.578m2 de área construída
Pista principal de pousos e decolagens
  • 2.416 metros de extensão
  • prolongamento da atual de 1.750 metros para 2.050 metros, capaz de operar aeronaves do tipo Boeing 747
  • 153 pontos comerciais
  • Capacidade simultãea de 8 aeronaves
  • Seis novas pontes de embarque
  • Estacionamento com 1.000 vagas junto ao terminal de passageiros
  • Mudança da direção da pista, o que reduzirá consideravelmente a poluição sonora na região

Centro de convenções chega com o novo aeroporto




Ao novo aeroporto será acrescentado um outro empreendimento: o Centro de Eventos e Convenções. Para o prefeito de Vitória, João Coser (PT), este é um dos investimentos mais importantes da cidade nos últimos tempos, pela sua capacidade de gerar arrecadação tanto para o Estado como para a capital.

"Este empreendimento coloca Vitória na disputa por grandes eventos nacionais e internacionais, incrementando o turismo de negócios e de lazer. Um local que pode abrigar simultaneamente 15 eventos vai movimentar a cidade e estimular a vocação que Vitória tem para o setor de serviços. Esses novos investimentos trarão empregos diretos e indiretos e melhoria de qualidade de vida para a capital", acredita.

Localizado na área do aeroporto, com frente para a Av. dalberto Simão Nader, próximo à praia de Camburi, o centro de convenções abrigará congressos, feiras, shows e eventos esportivos; A contrução será financiada co recursos do governo do Estado, da Prfeitura de Vitória, do Grupo de Recuperação Econômica do Espírito Santo (Geres), dos operadores responsáveis pela estruturação financeira do projeto, o Club Deal (instituto que assume também os riscos orçamentários e se ocupa de obter receitas antecipadas como publicidade, marketing e merchandising) e de empresas que adquirem antecipadamente as cotas para uso de espaços do Centro de Convenções.

O prazo para a construção é de 24a 30 meses.

Projeções

Movimentação de Passageiros

Ano------------ Quantidade

2005...................1.438.761

2020...................4.464.020

Movimento de Aeronaves

de passageiros

2005...................46.827

2020...................106.633

de carga

2005...................2.444

2020...................5.516

Movimento de Cargas

carga Int.

2005...................7.045

2020...................33.625

carga doméstica

2005...................11.274

2020...................44.411

mala postal

2005...................3.728

2020...................11.468


IMAGENS DO PROJETO:
Aqui vocês poderão ter uma exata idéia da grandiosidade deste empreendimento e de sua importância para Vitória.
A nova Torre de controle (TWR) com sua arquitetura arrojada e moderna com posição estratégica dentro do sítio.









O Terminal de passageiros (TPS) juntamente com as demais instalações, será o mais moderno do país

O projeto prevê a instalação de 6 modernas pontes de embarque e desembarques de passagerios, similares das atuais do terminal de Congonhas em São Paulo.


Vista externa


Saguão de passageiros


Check in


ÁREA DE ACESSO
Sala de Embarque/Desembarque - Aeronave




TPS
Vista do Estacionamento para o TPS - Entrada principal




EXTERNO



Projeto TPS




Vista da implantação geral da ampliação no sítio




Cabeceira da pista 01 para a Praia de Camburi (ao fundo o morro Mestre Álvaro).


Acesso do novo terminal de pasagerios pela Av. Adalberto Simão Nader


VISTA EXTERNA
Estacionamento de veículos para 1.000 vagas






Quem for ao terraço panorâmico do aeroporto de Vitória poderá contemplar uma exposição de imagens e uma maquete física da obra.

















VISITA
Governador do Estado do Espírito Santo Paulo Hartung (PMDB) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Hartung) e do Prefeito da Cidade de Vitória João Coser (PT) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Coser) ao Canteiro de Obras do Novo Aeroporto em 2007.






Infraero muda pistas e prevê reinício de obras para julho, Aeroporto de Vitória-Es

As obras do Aeroporto Eurico Salles, paradas desde meados de 2008, devem ser retomadas em julho próximo e podem estar concluídas apenas em setembro de 2013. A última previsão de término dos trabalhos era março de 2012.

O novo planejamento para o Aeroporto de Vitória foi apresentado na tarde de ontem, em Vitória, aos dirigentes da ONG Espírito Santo em Ação. Os diretores da Infraero apresentaram ainda as atualizações dos planos diretor e de proteção.

Na atualização dos planos, o tamanho da nova pista será mantido em 2.535 metros. Para eliminar os obstáculos apontados pelo Ministério Público Federal, a Infraero utilizou o recurso de elevação das cabeceiras da pista. O diretor de Operações da Infraero, João Márcio Jordão, não soube informar quantos metros as cabeceiras serão elevadas. Explicou que será o suficiente para eliminar os obstáculos que estejam na rampa de subida ou descida.

A atualização do Plano Diretor (PDIR) e do Plano Específico de Zona de Proteção Aeroportuária (PEZPA) terão que ser homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Antes da homologação dos planos pelas duas instituições, as obras não poderão ser retomadas.

Outra pendência para o reinício das obras, previsto para julho próximo, é a aprovação pela Justiça, da perícia técnica feita pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O instituto foi contratado pela Infraero para fazer o levantamento do percentual das obras realizada e o custo delas. O documento é a base para o encontro de contas entre a Infraero e o consórcio que teve o contrato rescindido.

Convênio
A expectativa da Infraero, segundo o diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Jaime Parreira, é de que todas as obras previstas estejam concluídas em setembro de 2013. O custo total está orçado em R$ 405 milhões. As obras de infraestrutura (pátio de aeronaves e pistas) serão feitas pelo Exército, por meio de convênio já assinado.

Como são duas instituições públicas, não haverá necessidade de licitação e a obra ganhará celeridade. O Exército fará também, sem licitação, o projeto executivo do novo terminal de passageiros. Já a obra do novo terminal, um prédio de três pavimentos, deverá ser licitada. De acordo com Parreira, o atual convênio assinado com o Exército não prevê a construção do novo terminal de passageiros.

A construção do novo terminal de cargas (Teca) tem início previsto para março de 2011 e conclusão para início de 2012. Com custo de R$ 55 milhões, o novo terminal, que hoje tem 3 mil m2 de área construída, passará a ter área de 27 mil m2. O pátio terá três posições para aeronaves cargueiras. A implantação do Teca é uma reivindicação dos empresários que atuam no comércio exterior.

O vice-presidente da ONG Espírito Santo em Ação, Luiz Wagner Chieppe, disse que a área de estacionamento do aeroporto também será ampliada. Até setembro deste ano, estarão concluídas as obras de instalação dos módulos que ampliarão a capacidade das atuais salas de embarque e desembarque. O investimento é de R$ 5,3 milhões.

Uma obra que teima em não decolar
Reivindicação. A ampliação do aeroporto é uma reivindicação de quase duas décadas dos capixabas. O terminal, em funcionamento há muito tempo, não acompanha o crescimento da economia do Espírito Santo.

Decisão. O governo federal decidiu, em 2003, atender à reivindicação da sociedade capixaba. No começo de 2005 foram iniciadas as obras de ampliação e modernização do terminal.

Rescisão. Depois de problemas com superfaturamento, a Infraero optou pela rescisão do contrato no final do ano passado. Mais recentemente, o próprio projeto do novo aeroporto virou um problema. O Decea questiona a segurança de uma pista de mais de 1.900 metros no local, como quer a Infraero. Mesmo em meio a esse debate, a estatal elaborou novo cronograma com a conclusão das obras para setembro de 2013.

Plano de proteção já está nas mãos da procuradoria
Os diretores de Operações, João Márcio Jordão, e de Engenharia e Meio Ambiente da Infraero, Jaime Parreira, estiveram ontem na Procuradoria da República no Espírito Santo e entregaram ao procurador, Carlos Fernando Mazzoco, o novo Plano Específico de Zona de Proteção Aeroportuária (PEZPA) do Aeroporto de Vitória. Eles prometeram o novo Plano Diretor (PDIR) para a próxima sexta-feira.

A Infraero resolveu tomar as medidas depois que Ministério Público Federal (MPF) abriu uma ação civil pública exigindo a atualização. Mazzoco quer que sejam contemplados, nos novos planos, os obstáculos agora existentes no entorno do terminal. Isso porque o PDIR em vigor foi aprovado em 1987 e o PEZPA é de 1994. União, Anac e Infraero são alvo da ação. Se a atualização dos dois planos feitos pela Infraero forem aprovados pelo Comando da Aeronáutica, o MPF colocará um fim na ação civil pública.

A preocupação do MPF é com a segurança de usuários e moradores do entorno do terminal. São várias as construções que já estão na zona de aproximação das aeronaves e a situação só pioraria com o aumento da extensão da pista de 1.750 metros para 2.535 metros. Em março, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo divulgou um parecer técnico dizendo que, por não estar de acordo com o PEZPA, o projeto da nova pista do aeroporto não oferece um nível de segurança aceitável.

A construção de uma pista com mais de 1.900 metros, segundo o Decea, faria com que construções já autorizadas no entorno virassem obstáculos. De acordo com a Infraero, na atualização dos planos, o tamanho da nova pista fica mantido. O comprimento total, com as áreas obrigatórias, é de 2.535 m. De pista útil, são 2.356 m.

Segundo Jordão, a preocupação do MPF é a mesma da Infraero. "Não vamos fazer uma pista de um tamanho que não ofereça segurança", destacou. A elevação das cabeceiras, afirmou, é o recurso que será utilizado para eliminar os obstáculos que estejam nas rampas. O diretor da Infraero disse que a estatal ainda não foi notificada pelo MPF, mas decidiu antecipar as atualizações dos planos para esclarecer os questionamentos feitos.

Fontes: Tópicos, Notícias, Infraero e Gazeta on-line

Update 28/05/2009 - Fotos
Update 16/06/2009 - Fotos
Update 21/07/2009 - Fotos
Update 27/04/2010 - Texto

15 comentários:

Anônimo disse...

AS fotos estão demais mesmo!

Anônimo disse...

meu Deus estou chocada ..! minha monografia será sobre o aeroporto e eu não acredito que achei esse blog tão completo e com tantas materias sobre o novo aeroporto .. PARABENS !!!

administrador disse...

Que bom que o blog pode contribuir positivamente para seu trabalho. Muito obrigado pelo visita e qualquer coisa em que possamos ajudá-lo (a), mande-nos um e-mail.

Anônimo disse...

qm dera c realmete saisse o aeroporto de vitoria,
q pena q fik so na ilusao !!
qria muito q saisse essa obra, ia trazer muitos beneficius para Vitoria

Anônimo disse...

Por acaso vocês possuem imagens, plantas, cortes do projeto de Centro de Eventos? Se tiver, eu agradeço.

Parabéns, pelo blog...mto completo!

Abraços
Flávia - CTBA - PR
flayashi@gmail.com

administrador disse...

Olá Flávia.

Infelizmente não temos.

Abraço.

Anônimo disse...

boa tarde, gostaria de saber quando esta previsto a retomada das obras?

Anônimo disse...

Meus amigos o trabalho de voces está espetacular, com relação a obra infelismente nos temos que ser realista,se depender do governo federal nós vamos esperar aproximadamente 17 anos para ver acontecer, haja vista que no dia da visita do Sr. Lula ao estado nos enchendo de promessa que o novo aeroporto seria inaugurado com dois anos o seu ministro Palocci desmentia tudo em São Paulo. Senhores Depultados Federais e Senadores Capixabas deixem de sem omisso e capacho de Brasilia.

Anônimo disse...

é uma pena que um projeto tão bem elaborado e que trara um grande desenvolvimento para o ES esteja nessa situação. Lamentável!
Parabéns aos Administradores do Blog.
Trabalho muito bem Feito.

Unknown disse...

Olá... tenho ido pouco a vix, devido estar baseado em campinas, mas ouvi comentários de que o exército retomaria o projeto talvez agora em março. Isso procede?? Vcs tem alguma expectativa das obras por aí? A situação tá caótica. O piso tá degradando sobre a cabeceira 05 devido ao grooving que fizeram nela... fazendo a gente perder alguns metros preciosos de pista pra decolar..
Grande abraço e mantenham o blog.. bem legal!

administrador disse...

Caro Luciano,

Este post responde sua pergunta.
http://www.vixagora.com.br/2010/02/infraero-acena-com-novo-cronograma-para.html

O piso degradadona cabeceira 05 procede tantoque estáno ATIS que aeronaves acima de "tantas" toneladas nãopodem ou devem evitar fazer o giro de 180° evitando assim o pião sobre a pista.
Muito obrigado por participar.

Obrigado por participar.

Unknown disse...

Infelizmente, esse projeto já está muito defasado. Pelas perspectivas se ve bem que para os padrões atuais o novo terminal é um pouco acanhado. O ideal seria um com o dobro do tamanho, mas se conseguissem aumentar pelo menos mais uns 40% seria bom.

GABRIEL DANTAS :) disse...

olá eu gastaria de saber quais Aeronaves irão operar no novo aeroporto de Vitória e de quais companhias?Se poder me informar eu agradeço.

almir disse...

Agora falta somente mais 15 anos e alguns meses,leiam meu comentário em 23 de novembro, é isso ai nada mudou só baléla.

Reny disse...

Que linnndo!
Neste nosso país democrático, onde nós brasileiros elegemos os mesmos políticos corruptos de sempre, os projetos sempre são perfeitos. No papel.
Na axecução, continua tudo antes no quartel de abrantes, A CORRUPÇÃO IMPERA, os prazos jamais são cumpridos, e, os valores das obra se e expandem. Alguém já se prestou a fazer um estudo sobre a Terceira Ponte? E alguém já se dignou a pesquisar sobre o envolvimento de nosso Governador atual, no assunto Aeroporto de Vitoria, enquanto ele estava lá no Congresso em Brasília? rsrsrsr E mesmo assim se elegeu com esmagadora maioria dos votos dos capixabas? Nós brasileiros somos coniventes com a CORRUPÇÃO. Pq? Elegemos os corruptos!!! Simples assim..podemos exigir algo decente deles?

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