quinta-feira, 14 de maio de 2009

Flight Report TAM3221

TRECHO: CNF-CGH
DATA: 09-06-2007
VOO: M3221
AERONAVE: AIRBUS A320
MATRÍCULA: PR-MAA
ASSENTO: 06F
TEMPO DE VOO: 01h:10

Por Junio Gracielo.

Sábado, 09 de Junho de 2007

Ainda pela manhã, por volta de 10h:00, recebi uma ligação em meu celular de uma atendente da Central de Atendimento da TAM informando a previsão de atraso no voo JJ3221 de Confins (SBCF) em Minas Gerais para Congonhas (SBSP) em São Paulo.

A partida inicial prevista no bilhete era para as 14h:25.

Sabendo do atraso com previsão, cheguei ao aeroporto Internacional de Confins - Tancredo Neves - as 13h:40, horário normal previsto sem atraso, onde me apresentei ao balcão de check in da TAM, para o voo JJ3221 com destino a Vitória-ES, aeroporto Eurico de Goiabeiras, com conexão em Congonhas-SP.

No trajeto Belo Horizonte - Aeroporto, fiz uso do transporte terrestre rodoviário de excelente qualidade da empresa Conexão Aeroporto. A viagem dura aproximadamente 00:50 minutos, com embarque no centro de Belo Horizonte.

O ônibus é executivo, equipado com banheiro e ar condicionado. Dispõe de água mineral a bordo.

Desembarcando em Confins.



Após o check in rápido, fui almoçar nas lojas do setor de alimentação do aeroporto e após, como ainda tina bastante tempo até o embarque previsto no cartão de embarque para as 14h:30, fiquei no belíssimo e amplo terraço panorâmico que o aeroporto dispõe apreciando a movimentação das aeronaves.
O aeroporto de Confins foi construído com uma bela arquitetura com concreto estrutural aparente.




Amplo terraço panorâmico.

Boeing 767-300ER da BRA (Brasil Rodo Aéreo).




Ponte de embarque e desembarque de passageiros.


As 14h:25, desci para a sala de embarque no aguardo da chamada para o embarque no voo JJ3221 para Congonhas.
A sala de embarque estava lotada com cerca de 80% de ocupação por usuários.
As 14h:27, a chamada para o embarque.
Durante o trajeto sala de embarque - aeronave, observo que o equipamento que nos levará a SP será o Airbus A320 matrícula PR-MAA, já sendo preparado para o voo com embarque de bagagens.


Área de acesso a sala de embarque - aeronave.


Dentro da ponte de embarque (fínger)



Tripulação técnica preparando a cabine.

Passageiros se acomodando.

O voo estava com aproximadamente 75 a 80% de ocupação, e como o embarque é somente pela porta da frente, levou uma pequena demora.
Na primeira fileira, 1E e 1F, um casal de idosos eram acomodados por um atendimento especial dos funcionários da TAM.
Já acomodado em meu acento, 6F, as 14h: 39 o comissário faz a saudação de bem vindos á bordo do voo TAM 3221 com destino a SP-Congonhas.
"Sras e Sres bem vindos ao voo 3221 com destino à Congonhas. Observe o número da poltrona no cartão de embarque. Acomode a bagagem no compartimento acima e abaixo da poltrona. Não é permitido acomodá-la junto as saídas de emergências. Lembramos também que os pertences trazidos à bordo são de responsabilidade do cliente.".
Quando entrei à aeronave as telas dos monitores de entretenimento estavam recolhidas e loco foram baixadas sendo exibido propaganda e 1 programação da TV Globo.

Nesse momento, as 14h:43, observo quando minha bagagem despachada era embarcado no porão inferior dianteiro da aeronave.

Abastecimento encerrado, todos acomodados, iniciámos o push back e acionamento para a pista 16 que estava em uso.
A comissária informou para ficarmos atentos aos monitores pois as instruções de segurança seriam exibidas pelos monitores, são 14h:49.
O vídeo com as informações e instruções de segurança tem tempo de duração de 2 minutos.

Aproximando da cabeceira 16, próximo ao ponto de espera da pista, o Cmte informa: "Tripulação, decolagem autorizada!". São 14h:54
Alguns segundos antes as telas dos monitores foram recolhidas.


Alinhamos e decolamos imediatamente sem parada, curvando a esquerda para ingresso na aerovia UW58 que nos levará a SP.
Após 00:08 minutos da decolagem o comissário informa que em instantes iniciará o serviço de bordo.
"Sras e Sres dentro de instantes iniciaremos nosso serviço de bordo. Nesta etapa serviremos “sanduíche” frio de pão de beterraba com parmezão, pasta de azeitona, chester defumado, mussarela e agrião acompanhado de cola-cola, cola-cola light, guaraná Kuat, guaraná Kuat zero, suco de laranja e água mineral. Cerveja Sol. Aqueles que desejarem poderão abrir a mesinha à sua frente".
As 15h04 o Cmte. faz seu speech informando que já estávamos estabilizados em nosso nível de cruzeiro de 35.000 pés. Ele também informou que o tempo em SP estava bom, temperatura de 23°c e que a previsão de tempo bom seria para todo o voo, estimando nosso pouso para as 16h:00.
Todo o voo foi tranquilo, sem turbulências.

Durante a aproximação para pouso em Congonhas, pude presenciar uma outra aeronave da Cia. equipamento Fokker 100, passando bem abaixo da nossa aeronave, mas como estava com o equipamento desligado não pude registrar, infelizmente.
O pouso se deu as 15h:56, com 4 minutos adiantados com base na previsão inicial passada pelo Cmte.
A pista em uso em Congonhas era a auxiliar (17L/35R) devido a principal estar em obras.
Pista principal (17R/35L) de Congonhas em obras.

Aeronave presidencial (Airbus ACJ) estacionada próximo ao gate n°01.

Taxi da aeronave para o gate.


Estacionando no gate as 15h:58


Após o desembarque, segui imediatamente para a sala de desembarque onde esperei por 00:08 minutos minha bagagem a qual havia sido despachada em Confins.
O tráfego em São Paulo estava tranquilo pois estava operando em caráter especial já que a pista principal estava em obras obrigando a administração reduzir o fluxo de aeronaves transferindo vários voos diários para o aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR/GRU).






















AVALIAÇÃO: as notas vão de 0 a 10

Reserva: nota 10.
Efectuada via Internet, fácil, ágil e simples. Em poucos minutos recebi a confirmação da reserva pelo celular e e-mail.

Check-In: nota 10.
Pouca fila e atendimento cordial e ágil. Em poucos minutis já estava com meu cartão de embarque em mãos.

Embarque: nota 9.
Apesar da previsão de atraso, no total foram somente 3 minutos, dentro do tolerável. A Cia merece os parabéns pela consideração com o cliente e passageiro, avisando-os antecipadamente sobre eventuais atrasos.

Assento: nota 10.
Bastante confortável e anatômico.

Aeronave: nota 9.
Em minha primeira experiência com o Airbus A320, gostei muito do voo e do comportamento da aeronave durante todo o voo. Como esta aeronave (PR-MAA) é equipada com motores IAE, existe um pouco de incidência de ruídos interno da aeronave o que torna um pouco incômodo o voo na estapa de decolagem principalemente. Seu ruído é similar ao Boeing 737-700 NG.

Entretenimento: nota 8.
Nessa aeronave a TAM disponibilizou revista da própria empresa e entretenimento por meio de monitores elevados sob o compartimento de bagagens de mão.

Serviço dos comissários: nota 10.
A companhia conta com uma equipe de 4 de funcionários altamente qualificados que esbanja satisfação, dedicação, cordialidade, simpatia no atendimento ao passageiro.
Atendimento impecável.

Refeições: nota 10.
A companhia serviu 1 opção de “lanche” sendo um sanduíche quente de pão de beterraba com parmezão, pasta de azeitona, chester defumado, mussarela e agrião acompanhado com 5 opções de bebidas não alcoólicas e 1 alcoólica (cerveja SOL) e água.

Bebidas: nota 10.
5 opções de bebidas não alcoólicas e 1 alcoólica (cerveja SOL) e água. de suco de manga.

Desembarque: nota 10.
Rápido e eficiente. Bagagens em mão em poucos minutos.

Pontualidade: nota 8.
Voo previsto para partida as 14h:25, se deu as 14h:52 sua partida se deu com 00h:27 minutos de atraso.

Nota final: 9,4

Um comentário:

Anônimo disse...

Que FR massa! Gostei!

Postar um comentário

Olá, gostou de nosso conteúdo? Deixe seu comentário ou sugestão para nós. Lembramos que todos os coments serão moderados.
Pedimos também que NÃO escrevam em caixa ALTA!

Acesse agora mesmo o blog do Aeroporto de Vitória:
http://vixagora.blogspot.com/

Obrigado desde já!

Visit Vitoria Airport Blog