quinta-feira, 28 de maio de 2009

ASSENTO: 04A
TEMPO DE VOO: 01h:25

Por Junio Gracielo.

Sábado, 09 de junho de 2007.
Após desembarcar no aeroporto de Congonhas (SBSP/CGH) em São Paulo às 16h:00 do voo JJ3221 procedente de Confins (SBCF/CNF) em Minas Gerais, já estava com meu cartão de embarque em mãos o que facilitou minha vida permitindo que nesse curto intervalo entre um voo e outro, já que estava numa conexão para Vitória (SBVT/VIX), pudesse passear e conhecer as instalações do aeroporto.
Deu uma passada pela loja Dufry onde fui muito bem atendido na compra de alguns presentes para familiares.
O embarque em nosso voo para Vitória JJ3134 estava previsto e confirmado para as 16H:50.
Como não saí da sala de embarque, pois não havia nenhuma necessidade, fiquei no aguardo da chamada para o embarque que ocorreu às 16h:38.
Após ter errado o portão de embarque e percorrido um longo trajeto, tive por alguns instantes a horrível sensação de perder o voo, o que não ocorreu.
Cheguei ao portão de embarque às 16h:45, logo em seguida chegaram mais 3 passageiros para o mesmo voo que estavam atrasados, segundo eles, motivo era a enorme fila para o check in.
As 16h:49, uma van nos transportou até o local onde a aeronave se encontrava, já que não iríamos embarcar pelas pontes de embarque. No trajeto sala de embarque aeronave, registrei essa aeronave da Gol, Boeing 737-700 de matrícula PR-GOU.

Lá esta a aeronave que nos levará para Vitória, um Airbus A320 de matrícula PR-MBB.

Movimentação no pátio principal de Congonhas.
Ao desembarcar da Van no curtíssimo trajeto sala de embarque - aeronave, fomos recepcionados pelo grande, atencioso e cordial Cmte Clóvis e pela Chefe de cabine (a qual não sei o nome), antes de subir na escada da aeronave.
Motor IAE deste Airbus A320.

Enquanto o co-piloto preparara a cabine, o Cmte Clóvis estava recebendo os últimos passageiros, nesse momento observo que são 16h:56.

Perfeitamente acomodado, aproveito o tempinho final para tomar água e observar o tráfego ao nosso redor antes de iniciar o taxi.

O famoso "Magic Red Carpet" que parece simples, mas reverencia com muito respeito a todos os clientes que utiliza os serviços da TAM.

As 17h:05 iniciamos o push back e acionamento dos reatores.
As 17h:09, o taxi para decolarmos da pista 35R, motivo este por estar em obras a pista principal (17R/35L).

Alinhamos e mais uma vez, decolamos imediatamente às 17h:11 cumprindo o perfil da Carta de Saída por Instrumentos Gale, com a primeira curva após a decolagem pela direita para interceptarmos a aerovia UW63 até o VOR de PCX (Porto das Caixas, região do Rio de Janeiro), e após ingressarmos na aerovia UL327 direta para Vitória.
As 17h:16, a comissária informa sobre as recomendações das normas de segurança sobre o uso de equipamentos eletrônicos a bordo. Em seguida, um comissário passou as informações aos passageiros em Francês.

As 17H:22, o Cmte Clóvis fez o speech nos dando uma saudação de bem vindos a bordo em nome de toda tripulação no voo TAM3134 com destino a Vitória, aeroporto das Goiabeiras. Ele informou que o nosso tempo de voo estava estimado em 01h:04, mas (brincando) informou que graças à perícia do 1° Oficial nós faríamos a etapa em 01H:03 minutos subindo ao nível de cruzeiro de 35.000 pés, equivalente a 10.670m acima do nível médio do mar, que nossa velocidade era de 890km/h ajudados por um vento a nosso favor com intensidade de 60km/h, que estava causando uma leve turbulência.
Informou também que o pouso em Vitória, estava previsto para as 18H:15. Ele pediu desculpas pelo pequeno atraso, que teve início na manhã deste dia com nevoeiro sobre o aeroporto de Congonhas.
Informando também que o tempo em Vitória é bom, temperatura de 27°c e que se houver alguma modificação significante com relação ao nosso horário de pouso ele informaria.

Nesse momento, os comissários faziam o serviço de bordo com as mesmas opções do voo anterior (TAM3221), sendo servido como opções: “sanduíche” frio de pão de beterraba com parmesão, pasta de azeitona, chester defumado, mussarela e agrião acompanhado de cola-cola, cola-cola light, guaraná Kuat, guaraná Kuat zero, suco de laranja e água mineral. Cerveja Sol.

Eram 17h:30, quando me preparei para não só ver mas registrar também o mais belo pôr-do-sol já observado em voos.

As 18h:09, já estávamos em aproximação para pouso em Vitória com pouso já autorizado pela TWR de VIX, o procedimento executado foi o RNAV (GNSS) para pouso na pista 05. Vitória estava completamente CAVOK.

As 18h:11, nossa aeronave toca o solo de SBVT num pouso bastante suave.
Era noite de sábado, 09 de junho de 2007.
Desembarcamos rapidamente às 18h:17, seguindo imediatamente para a sala de desembarque aonde chegando lá, minha bagagem já me aguardavam.

AVALIAÇÃO: as notas vão de 0 a 10

Reserva: nota 10.

Efectuada via Internet, fácil, ágil e simples. Em poucos minutos recebi a confirmação da reserva pelo celular e e-mail.

Check-In: nota 10.

Como esta etapa do voo foi uma conexão, recebi meu cartão de embarque ainda em Confins no primeiro check in .

Embarque: nota 9.

Apesar do pequeno atraso tudo transcorreu normalmente.
Assento: nota 10.

Bastante confortável e anatômico.

Aeronave: nota 9.

Foi a segunda experiência com o Airbus A320, gostei muito do voo e do comportamento da aeronave durante todo o voo. Como esta aeronave (PR-MBB) é equipada com motores IAE, existe um pouco de incidência de ruídos interno da aeronave o que torna um pouco incômodo o voo na estapa de decolagem principalemente. Seu ruído é similar ao Boeing 737-700 NG.

Entretenimento: nota 7.

Nessa aeronave a TAM disponibilizou somente revista da própria empresa..

Serviço dos comissários: nota 10.

A companhia conta com uma equipe de 4 de funcionários altamente qualificados que esbanja satisfação, dedicação, cordialidade, simpatia no atendimento ao passageiro.

Atendimento impecável.

Refeições: nota 10.

A companhia serviu 1 opção de “lanche” sendo um sanduíche quente de pão de beterraba com parmezão, pasta de azeitona, chester defumado, mussarela e agrião acompanhado com 5 opções de bebidas não alcoólicas e 1 alcoólica (cerveja SOL) e água.

Bebidas: nota 10.

5 opções de bebidas não alcoólicas e 1 alcoólica (cerveja SOL) e água. de suco de manga.

Desembarque: nota 10.

Rápido e eficiente. Bagagens em mão em poucos minutos.

Pontualidade: nota 9.

Voo previsto para partida as 16h:50, se deu as 17h:05 sua partida se deu com 00h:15 minutos de atraso.