TRECHO: VIX-GIG
DATA: 27-05-2008
VOO: G3 1731
AERONAVE: BOEING 737-700 NG
MATRÍCULA: PR-GOH
ASSENTO: 01F
HORÁRIO PREVISTO DE PARTIDA: 12h:30
HORÁRIO PREVISTO DE CHEGADA: 13h:40
TEMPO PREVISTO DE VOO: 01h:10
Por Junio Gracielo
Terça-feira, 27 de maio de 2008.
Os exatos 11h:20, estavam chegando ao saguão principal do aeroporto de Vitória (SBVT/VIX), para um voo até São Paulo com conexão prevista no Rio de Janeiro aeroporto Galeão (SBGL/GIG), a qual estará relatando neste flight report do voo GLO1731.
Juntamente comigo estavam minha namorada acompanhada de sua mãe para uma viagem de uma semana de férias.
Assim que chegamos, tratamos de providenciar logo o check in já que o despacho de bagagens estava em aberto e fazermos um pequeno lanche, pois o almoço seria em solo carioca.
Subimos ao terraço panorâmico, como de praxe, para acompanhar a movimentação das aeronaves no pátio e pista de Vitória.
As 11h:56, observei a chegada da aeronave que nos levará para o Galeão. Hora de descer-mos até a sala de embarque e aguardar-mos a chamada para o embarque.
12h:05, foi feita a chamada para o voo GOL 1731 com destino ao Rio de Janeiro.
As 12h:07, nós estava-mos no pátio de aeronaves no trajeto sala de embarque - aeronave.
A aeronave que é um Boeing 737-700 Next generation de matrícula PR-GOH.
Alguns dados da aeronave.
Data: 27 maio 2008
Aeronave: PR-GOH
Modelo: Boeing 737-700
1° Vôo: 07/09/01
Entrega: 28/09/01
Idade: 6 anos
Reator CFM n° 01 da aeronave.
Perfeitamente acomodados as 12h:09, após um embarque muito rápido. Como nosso acento foi os 1D/1E/1F, sendo o 1F o meu, rapidamente embarcando pela porta dianteira esquerda.
Aeronave em abastecimento.
Torre/Tower (TWR) de Vitória.
Alguns helicópteros da Líder nos helipontos.
Normalmente temos tráfego intenso destes helicópteros entre o aeródromo de Vitória e as diversas plataformas de petróleo espalhadas pelo litoral do Estado do Espírito Santo até os limites de Campos no Rio de Janeiro.
As 12h:25, com as portas fechadas e travadas, nossa aeronave inicia os procedimentos de push back e acionamento dos reatores para então prosseguir-mos no taxi para decolagem da pista 23.
No ponto de espera da pista 23 aguardando pouso do Embraer 120 Brasília (PT-SOK) particular da empresa VALE (antiga Vale do Rio Doçe), gigante do ramo de mineração e exportação de minério de ferro pelotizado, à partir do ES, onde possui um grande e movimentado porto chamado Porto de Tubarão.
O PR-SOK passa por Vitória todos os dias levando e trazendo funcionários da Vale na ponte Pampulha (PLU) - Vitória (VIX) - Rio de Janeiro (SDU).
Durante o back track na cabeceira 23, observo as luzes do balizamento noturno.
Decolado as 12h:36, curvamos a esquerda para cumprir o perfil da carta de saída por instrumentos (SID) JUCU 1 com transição em MIMIR.
Ao fundo a cidade de Vitória e ao centro da foto, Vila Velha.
Passando pelo litoral da costa de Vila Velha onde pudemos observar o belo litoral, belas praias como Itapuã, Praia da Costa, Itaparica entre outras.
As 12h:41, os comissários iniciaram o serviço de bordo com as seguintes opções:
Para comer: Barrinhas de cereais e biscoito.
Para beber: Suco e água mineral.
As 12h:46 já estávamos passado o través da cidade de Cachoeiro de Itapemirim que fica no sul do ES, onde nasceu o cantor mais famoso do Brasil, Roberto Carlos.
As 12h:53 estávamos sobrevoando a cidade de Campos já no Estado do Rio de Janeiro.
Na imagem podemos observar o Rio de Campos que corta a cidade.
Finalizado o serviço de bordo as 12h:03, é hora da equipe de comissários passarem recolhendo todo o lixo da cabine de passageiros.
As 12h:54 aeronave já estava nivelada no nível de cruzeiro de 34.000 pés onde iniciaria a decida em instantes.
Já em descida, a aerovia que liga SBVT à SBGL é a UW50 até o NDB de CAMPOS (CPO) e após a aeronave segue pela UW65 até o fixo de ZANA onde inicia a chegada por instrumentos (STAR) FICO para pouso na pista 15 do Galeão.
Observando, durante a descida, as serras dea Estrela e de Petrópolis a nossa direita.
Durante a aproximação final, passamos por várias cidades e bairros como Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias a qual poderão ser vistos melhor no vídeo ao final do flight report.
Após o pouso as 13h:30, prosseguimos para o Terminal de Passageiros (TPS) número 1, o antigo,para então o desembarque.
Nesse momento a chefe de cabine fez um speech de chegada ao destino onde pode ser visualizado nos vídeos ao final do flight report.
Alguns registros durante o trajeto pista - TPS.
Airbus A330-200 da TAP sendo preparado para o voo para Lisboa em Portugal.
Boeing 757-200 da Aladia.
Ao desembarcar, duas do escritório do GOH. Detalhe para a quantidade de Fuel nos tanque que ainda indicava no painel, meio tanque em cada asa
Após o desembarque, e de dessa vez ter escolhido um bom restaurante para almoçar no Galeão porque da última vez que pasei por aqui no ano passado (2007), comi uma refeiçãopra lá de ruim, fria, sem tempero. Após fui spottear um pouco acompanhando a movimentação das aeronaves chegando e partindo do GIG. Do TPS1 a visão é legal somente para o pátio das aeronaves porque para as pistas não da.
Seque o movimento no pátio.
Vista do TPS1 para o TPS2.
Tráfegos da Web Jet (Boeing 737-300) e Ocean Air (MK28).
Airbus A320 da TAM no taxi para a pista 10.
Push back do Boeing 737-700 da GOL (PR-GIN) enquanto o Airbus A332 da TAP estava no taxi para decolar da pista 10 para Lisboa.
AVALIAÇÃO: as notas vão de 0 a 10
Reserva: nota 10.
Efetuada via Internet, fácil, processo muito simplificado na compra. Em poucos minutos recebi a confirmação da reserva via e-mail.
Check-In: nota 10.
Como esta etapa do voo foi uma conexão, recebi meu cartão de embarque ainda em Vitória no primeiro check in .
Embarque: nota 10.
Não houve atrasos tanto no embarque como no desembarque.
Assento: nota 10.
A classe econômica da GOL normalmente tem uma configuração com pouco espaço interno entre os assentos, mas levando em consideração que estava na primeira fileira, foi possível obter um pouco mais de espaço propiciando assim um maior e melhor conforto.
Aeronave: nota 10.
Mais uma excelente experiência com o Boeing 737-700NG, gostei muito do voo.
Aeronave equipada com motores CFM bem mais silenciosos se comparados aos motores IAE que equipa alguns Airbus A320 e A319 da Cia. TAM.
Entretenimento: nota 5.
Praticamente não há. Somente uma revista da própria Cia aérea nesse voo.
Serviço dos comissários: nota 10.
A companhia conta com uma equipe de 4 de funcionários altamente qualificados que esbanja satisfação, dedicação, cordialidade, simpatia no atendimento ao passageiro. Atendimento impecável.
Refeições: nota 10.
A companhia serviu barrinhas de cereais juntamente com bisciotos de água e sal, acompanhados com 4 opções de bebidas não alcoólicas e água.
Bebidas: nota 8.
4 opções de bebidas não alcoólicas e água.
Desembarque: nota 10.
Rápido e eficiente. Bagagens em mão em poucos minutos.
Pontualidade: nota 10.
Partida e chegada no horário previsto..
Nota final: 9,3
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, gostou de nosso conteúdo? Deixe seu comentário ou sugestão para nós. Lembramos que todos os coments serão moderados.
Pedimos também que NÃO escrevam em caixa ALTA!
Acesse agora mesmo o blog do Aeroporto de Vitória:
http://vixagora.blogspot.com/
Obrigado desde já!