sábado, 30 de maio de 2009

Flight Report GLO7456

TRECHO: GIG-GRU
DATA: 27-05-2008
VOO: G3 7456
AERONAVE: BOEING 737-800w NG
MATRÍCULA: PR-GIA
ASSENTO: 17F
HORÁRIO PREVISTO DE PARTIDA: 16h:10
HORÁRIO PREVISTO DE CHEGADA: 17h:20
TEMPO PREVISTO DE VOO: 01h:10


Por Junio Gracielo


Terça-feira, 27 de maio de 2008.
Após o desembarque do voo anterior, GLO1731 procedente de Vitória-ES, e almoçado, fiquei no terraço panorâmico do TPS 1 para observar um pouco a movimentação das aeronaves chegando e saindo dali.
As 15h:00, já tinha almoçado e aguardando o momento para então prosseguirmos para a sala de embarque para o voo GLO7456 que parte do Rio (SBGL) com destino Lima no Peru, com escalas em Guarulhos (SBGR), Ezeiza na Argentina (SAEZ) e Santiago no Chile (SCEL).
Sendo voo internacional, cometemos um "quase" grave erro. Nós (Minha namorada e eu) deveríamos ter prosseguido para a sala de embarque de voos Internacionais. Foi ai que nós não nos atentamos e fomos para a sala de embarque de voos Nacionais onde lá ficamos no aguardo da chamada para nosso voo com destino a São Paulo, conforme descrevo a seguir:
Eu sabia que eu iria pegar um vôo com partida Internacional do Galeão (GIG), mas não me atentei para alguns fatos. Pois bem ai começou as dores de cabeça.
Próximo ao horário de embarque, às 15h:50, fomos para a sala de embarque e sentamos. Ai nada de chamarem no aviso sonoro o nosso voo e eu atentamente observando o painel de chegadas e partidas onde não aparecia na relação nosso voo lá. Comecei a ficar preocupado e quando fomos pedir informações a uma atendente do aeroporto, nos informou que nos estávamos na sala de embarque de voos Domésticos e que deveríamos na verdade estar na de embarque de voos Internacionais, foi ai que dei risada (rsrs), pois já estava passando da hora prevista para o embarque e nós no lugar errado.
Ai meu nervosismo nessa hora foi muito grande por que além da minha falta de atenção, a pessoa responsável pela verificação do cartão de embarque com o laser, não nos avisou.
Ai quando chegamos para á sala de embarque Internacional, meu Deus, uma fila kilométrica.
Minha namorada foi lá ver como estava o voo, se já tínhamos perdido ou não e é nessas horas em que um atraso da aeronave pode ajudar.
Quando ela retornou, me disse que não tinha como entrar na outra fila especial, ai quando eu já estava como número três para entrar na sala de embarque, aparece uma pessoa que dizia ser policial federal gritando e mandando passar para a outra fila a que era especial. Ai é de sair fumaça pelas narinas com o descaso, péssimo atendimento ao cliente e pior, pela própria polícia Federal do aeroporto (que diziam estar trabalhando em regime de greve).
Ok. Ao passar nos raios-X lá vai a policial pedir que minha namorada tira-se as sandálias e sem falar que todos os cremes e sabonete novinho sem abrir as embalagens ficou lá mesmo. Coitada ela só chorava de raiva. Que tratamento porco. Ais me disseram que eles estavam em greve e o que eu tenho com isso? Mas graças a Deus embarcamos sem maiores transtornos, até parece, só mais de duas horas de atraso. Depois disso tudo fico imaginando o tratamento que os brasileiros estavam tendo na Espanha.
As 15h:55 recebemos a tão esperada chamada para o embarque no voo GOL 7456 com destino a Guarulhos em São Paulo. Observo que nossa aeronave, um Boeing 737-800NG equipado com winglets, estava praticamente lotado.
Dentre os passageiros a bordo, percebo que tem bastante tripulante (funcionários da GOL).
As 16h:07 acomodados em nossos assentos, no aguardo do push back.

Alguns dados da aeronave:
Aeronave: PR-GIA
Modelo: Boeing 737-800NG
1° Vôo: 04/09/01
Entrega: 05/09/05
Idade: 6 anos


Winglet da asa direita com a logo da Gol.
As 16h:25 iniciamos o push back e acionamento dos reatores de 24.000 Lbs de empuxo cada um.



Iniciamos o taxi as 16h:29 para a pista 15 de onde decolamos. Durante o trajeto observei vários tráfegos internacionais no solo do Galeão.
Boeing 747-400 da Air France já quase iniciando o push back para seu longo voo até Paris na França.

Boeing 747-300 da Angola Airliners (TAAG), sendo preparado para partir para Luanda na África.

São 16h:38 quando já estamos no ponto de espera da pista 15 aguardando o pouso de uma aeronave na longa final para pouso, sob um belíssimo pôr-do-sol.
As 16h:50, decolamos com curva a esquerda para cumprir a saída por instrumentos (SID) OBIL com transição em BOTOM para ingresso na aerovia UW50 que nos levará até Guarulhos.

As 17h:11 estamos nivelados em nosso nível de cruzeiro de 28.000 pés, serviço de bordo em andamento, rápido speech do Cmte de bem vindos a bordo, em instantes iniciaremos a descida para cumprir a chegada GURU 09 para pouso pela pista 09R em Guarulhos.


Já cumprindo o perfil da carta GURU09, são 17h:17 e nesse momento acabamos de bloquear o fixo GURU da carta.


Entre os fixos LOVE e FAET, os speed brak's são acionados para que a aeronave reduza a velocidade.
No bloqueio do fixo PONY as 17h:22. Acabamos de passar sobre (bloqueio) o aeroporto de Guarulhos.
Passando o fixo BROZ as 17h:23.

As 17h:23 estamos passando o fixo de ZUKE interceptando o ILS da pista 09R, em instantes estaremos pousando em Guarulhos.

Na longa final observando a grande Guarulhos.



As 17h:28, tocamos o solo de Guarulhos em um pouso super manteiga. Todos que estavam a bordo aplaudiram o Cmte.
Um detalhe na hora do toque foi que o cmte deu uma acelerada bem cruzando a cabeceira e ai ele flutuou e tocou o trem principal esquerdo primeiro e depois o direito. No solo para o cruzamento da 09L com as lights já acesas.

A Serra da Cantareira ao fundo no setor Oeste do Aeroporto.

DC-10 da Varig Log (VLOG) abandonado.

Boeing 767-400 da Continental Airliners (COA) na remota de Guarulhos.

Boeing 767-300ER da Air Canadá (ACA).

Boeing's 777-200ER da American Airliners (AAL), e um 767-300ER ao fundo.

Boeing 767-300ER da Lan Chile (LAN).

Boeing 747-400 da alemã Lufthansa (DLH), minutos antes de partir para Frankfut.

As 17h:36, nosso Boeing 737-800NG estacionou e cortou os motores num voo de 00h:46 minutos minimizando um pouco o atraso.

No desembarque, solicitei a chefe de cabine autorização para vizitar a cabine.
Rapidamente me foi concedido. Chegando lá o Cmte não estava então fui recepcionado pelo co-piloto que me atendeu muito educadamente e numa cordialidade ímpar.
Agradeço-lhe neste FR por toda a atenção que teve com minha pessoa, meu muito obrigado!
As 17h:44, estávamos deixando o PR-GIA sentido sala de desembarque para pegarmos nossa bagagem e rumarmos para São Paulo.

Durante o trajeto aeronave - sala de desembarque, mais alguns registros.
Um Airbus A340 da Africana South African airliners.
O B747-400 da Lufthansa frontal.

Um Airbus A340 da Suíça Swissair

As 18h:30, estamos no interior do aeroporto (TPS2), mais precisamente no andar dos mezaninos, para um rápido lanche onde depois prosseguiremos direto para São Paulo.
Muitos passageiros chegando e saindo como sempre, no maior aeroporto da América Latina.





Deixando o TPS para o estacionamento, as 18h:40.












AVALIAÇÃO: as notas vão de 0 a 10

Reserva: nota 10.
Efetuada via Internet, fácil, processo muito simplificado na compra. Em poucos minutos recebi a confirmação da reserva via e-mail.

Check-In: nota 10.
Como esta etapa do voo foi uma conexão, recebi meu cartão de embarque ainda em Vitória no primeiro check in .

Embarque: nota 7.
Houve um atraso bem considerável de mais de 40 minutos na partida e de 8 minutos na chegada em relação ao horário rpevisto, sem falar pelos transtornos por parte do atendimento dos policiais Federais do GIG que segundo eles estávam trabalhando em regime de greve.
Além do imprevisto erro cometido por nós, independente disso a aeronave sairia com atraso da mesma forma.

Assento: nota 8.
A classe econômica da GOL normalmente tem uma configuração com pouco espaço interno entre os assentos.
Eu tenho mais de 1,75m.

Aeronave: nota 10.
Foi minha 1ª experiência com o Boeing 737-800NG, gostei muito do voo.
Aeronave equipada com motores CFM bem mais silenciosos se comparados aos motores IAE que equipa alguns Airbus A320 e A319 da Cia. TAM.

Entretenimento: nota 5.
Praticamente não há. Somente uma revista da própria Cia aérea nesse voo.

Serviço dos comissários: nota 10.
A companhia conta com uma equipe de 4 de funcionários altamente qualificados que esbanja satisfação, dedicação, cordialidade, simpatia no atendimento ao passageiro. Atendimento impecável.

Refeições: nota 10.
A companhia serviu barrinhas de cereais juntamente com biscoitos de água e sal, acompanhados com 4 opções de bebidas não alcoólicas e água.

Bebidas: nota 8.
4 opções de bebidas não alcoólicas e água.

Desembarque: nota 8.
Não foi rápido devido a fila na Alfândega de Guarulhos.

Pontualidade: nota 7.
Partida com 40 minutos de atraso e chegada com 8 minutos de atraso.

Nota final: 9,3

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal, gostei do site. Dai vemos a importância da aeronáutica. Aliás, o que seria o mundo sem aviões. Olha que ironia, nunca voei num desses, mais desde criança, sempre admirei os aviões. Tanto que observo da janela da minha casa 3 aerovias que cortam minha cidade. Colatina no ES dista da capital Vitória "VIX" 130 km embora mais por interior do estado, a mesma é cortada pela rota UN875 internacional dado pra ver UZ10 e a UW50 que passa pelo litoral.
Assim sim sendo, me divirto com os programas e ssites como este que me fazer conhecer cada ves mais está bela e importancima ciência.
Grato!!!!

Postar um comentário

Olá, gostou de nosso conteúdo? Deixe seu comentário ou sugestão para nós. Lembramos que todos os coments serão moderados.
Pedimos também que NÃO escrevam em caixa ALTA!

Acesse agora mesmo o blog do Aeroporto de Vitória:
http://vixagora.blogspot.com/

Obrigado desde já!

Visit Vitoria Airport Blog