TRECHO: SDU-VIX
DATA: 14-09-2009
VOO: G3 1232
AERONAVE: BOEING 737-700 (Next Generation)
MATRÍCULA: PR-GOL
ASSENTO: 19A
HORÁRIO PREVISTO DE PARTIDA: 08h:28
HORÁRIO PREVISTO DE CHEGADA: 09h:20
TEMPO PREVISTO DE VOO: 00h:52
Por Junio Gracielo
Mapa de assento da aeronave.
No dia 06-09-09 às 12h10min, efetuei a compra de dois bilhetes de passagens pela GOL Linhas Aéreas no intuito de conhecer alguns pontos turísticos da cidade maravilhosa, O Rio de Janeiro.
A compra foi simples e rápida, site funcionando perfeitamente. Em cinco minutos a compra já tinha sido efetuada via internet.
Permanecemos por dois dias no Rio de Janeiro (dias 12 e 13), com nossa volta prevista para Vitória para hoje, dia 14-09-2009.
Durante nossa estada no Rio, ficamos no hotel Ibis Santos Dumont, bem no centro do Rio.
Da janela do quarto era possível ver parte da movimentação do tráfego aéreo no SDU bem como possível acompanhar toda movimentação através da fonia com recepção em torno de 5/5 (clareza e intensidade), conforme vocês poderão confirmar ao ver os vídeos.
São 06:04 da manhã e eu já estou acordado na janela do hotel aproveitando as últimas horas de estada no Rio para acompanhar o tráfego aéreo no aeroporto Santos Dumont.
Já estamos prontos, deixando o quarto do hotel para uma rápida passada na recepção para a realização do Check-out e após, seguirmos para o aeroporto, pois já estamos no horário.
Na semana anterior, fiquei ao longo da semana acompanhando as previsões meteorológicas sendo que para o final de semana não havia previsão de chuva, mas para a segunda-feira (14), a probabilidade era de 50%.
Acompanhe pelo site do INPE: http://www.cptec.inpe.br/
Para condições dos aeródromos recomendo: http://weather.noaa.gov/weather/BR_cc.html
Aproveitando para ficar ciente das informações meteorológicas, o ATIS do aeródromo Santos Dumont informa, segundo a informação Foxtrot (F) das 0909z, que opera instrumentos com teto de 1.000 pés, tempo nublado, temperatura de 24°c, visibilidade de 6.000m, pista em uso é a 20L.
Com estas informações eu já percebia que não teríamos problemas com horário do voo, já que permitiam pousos e decolagens normalmente sob estas condições.
Após um rápido café, faço meu último registro da janela às 07:29.
Do outro lado da bahía de Guanabara, a cidade de Niterói.
Despedimos-nos então seguindo rumo ao aeroporto Santos Dumont.
O trajeto feito a pé do Hotel até o Aeroporto dura em média de 8 minutos chegando ao máximo a 10 minutos.
Sejam bem vindos ao voo GOL 1232 com destino a cidade de Vitória no Espírito Santo.
Ao chegarmos, fomos diretos para o balcão da Gol que fica na parte mais nova do TPS do SBRJ.
Após o Check-in que durou cerca de 10 minutos, tempo consideravelmente normal sendo priorizados pela excelente equipe de atendimento, os passageiros que se destinavam Vitória, já que o voo estava no horário.
Após despachar nossa mala, receber o cartão de embarque é hora de irmos para a sala de embarque que fica no segundo piso do TPS (Terminal de Passageiros).
Observo que este lado que foi ampliado ficou bem moderno e confortável, ao contrário do outro lado (desembarque).
As 08:00 ainda a caminho do portão de embarque, após passarmos pelo Raios-X da PF (Polícia Federal), percebemos que o embarque já foi iniciado e uma pequena fila se formou no portão de acesso á ponte de embarque que liga a sala de embarque a aeronave.
Nosso portão desta vez é o de número 08.
Painel de partidas indicando embarque iniciado do voo GOL1232.
Entrando na ponte de embarque.
Durante o embarque, aproveito para fazer alguns registros.
Embraer 145 privado da Cia VALE, antiga VALE DO RIO DOÇE, do ramo de mineração, aliás uma gigante mundial com raízes brasileiras sediada no ES.
Ao fundo, dois Airbus A319 da TAM.
Embraer da Cia. Passaredo no taxi.
Ai esta o nosso, um Boeing 737-700 Next Generation de matrícula: PR-GOL.
Torre de Controle do Santos Dumont (TWR).
PR-VBP, outro 737-700NG da Cia. GOL/VARIG, no finger n° 07 já pronto para iniciar o Push-Back.
Nosso voo esta relativamente com índice de ocupação em torno de 70 a 80%.
Poucos assentos vazios.
As 08:20, já estamos a bordo nos acomodando com imensa satisfação para nosso retorno à Vitoria.
Varig decolando com curva pela esquerda para livrar o Pão de Açúcar e TAM no Pusch-Back.
Embraer da AZUL no Push-back.
São 08:23, todos já estão a bordo. Nossa aeronave inicia então o acionamento dos reatores ainda no finger 08 devido ter que aguardar a passagem das duas aeronaves, citadas acima e vistas abaixo, por sua reta-guarda.
Detalhe do finger n° 07.
São 08:30, a equipe de comissários (as) iniciam então as instruções de segurança de como proceder em caso tenhamos que efetuar algum pouso forçado e acidentes.
Ao mesmo tempo, iniciamos o Pusch-Back já que os reatores já estavam acionados poupando tempo durante o procedimento.
As 08:32 com Pusch concluído, final das instruções de segurança, é hora de checarmos os cintos, verificar as mesinhas se fechadas e travadas e os assentos na posição vertical para nossa decolagem.
Trator de Pusch-Back que efetuou o procedimento em nossa aeronave já desengatado, quando iniciamos nosso taxi até o ponto de espera da pista 20R.
Aviação privada.
Tropa do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica do 3º COMAR.
Seis minutos de taxi e estamos aguardando autorização para alinhar e decolar da pista 20L, após a passagem da aeronave da Cia. na final da 20L
Barca atravessando a bahia de Guanabara sentido Rio-Niterói.
Alinhamos e decolamos da pista 20L numa decolagem perfeita já curvando para a esquerda livrando o Pão de Açúcar no perfil da Saída Rasa1 com transição em Figos.
Cruzando a pista 20R.
Stop Way da pista 20L.
Aos poucos a aeronave foi sendo desflapeada e ganhando altitude para alcançar nossa altitude de cruzeiro de 35.000 pés.
No teto da camada, cerca de 1.100 pés de altitude, o Rio vai ficando para trás.
Neste momento o comissário informa que nosso tempo de voo até Vitória será de 40 minutos.
São 08:44 quando livramos o topo da camada que cobria todo o Rio e Niterói.
Observo uma bela formação a qual provavelmente o Cmte teve que efetuar desvios a fim de evitar turbulência.
08:50 os avisos de apertar os cintos se apagam, começam então a movimentação no interior da aeronave para início dos serviços de bordo.
Do lado de fora o tempo começa a ficar bom possibilitando apreciar um belo visual do relevo existente entre o Rio de Janeiro e o estado do Espírito Santo.
Cidade de Rio Bonito - RJ.
18 minutos após a decolagem, as 08:58, já estamos nivelados no FL350 rumo de Vitória.
Serviço de bordo
Para beber: Guaraná, Cola-Cola (normal e light) e água.
Para comer: Biscoito
Sobremesa: Balas de Yogurte (novidade)
Entretenimento: Revista de bordo da Cia.
Mantenha os cintos afivelados enquanto sentados! Não fume nos toalets!
As 09:04 o Cmte faz seu breve speech de bem vindos a bordo informando as condições meteorológicas de Vitória, informações estas sempre importantes.
Ele informou que estávamos iniciando nossa descida para pouso em Vitória estimado para as 09:30 com tempo bom, poucas nuvens e temperatura na casa dos 27°c.
Pouco mais a frente, registro a cidade de Cachoeiro de Itapemirim no sul do ES.
Para quem não sabe, foi nesta cidade em que nasceu o cantor mais famoso brasileiro conhecido hoje como o REI ROBERTO CARLOS.
Já estamos dentro da Terminal Vitória com proa do VOR de Vitória para executármos o procedimento VOR DME Z para pista 23 e visual com a mesma, circular para pouso na pista 05.
Percebendo que a aeronave estava bastante reduzida, foi um verdadeiro show a parte.
Em casa praticamente, me senti como se estivesse fazendo um voo panorâmico sobre a cidade.
Algumas localidades da cidade de Cariacida, integrante da Grande Vitória a qual forma-se então uma região metropolitana.
BR-262 em Cariacica, ligando o ES á cidade de Belo Horizonte - MG.
Início da rodovia do Contorno (BR-101), no trevo do Ceasa em Cariacica. Estamos sobrevoando neste momento um dos Terminais Rodoviários da Grande Vitória que compõem o sistema Transcol, o Terminal de Campo Grande em Cariacica.
São 09:18 quando avisto o Manguezal existente no setor Oeste do aeródromo de Vitória.
Alguns bairros existentes na frente do aeroporto como: Maria Ortiz, Solon Borges e Antônio Honório.
Este é um dos novos empreendimentos imobiliários de Vitória mas que fica no município de Serra: RODOVIA DO CONTORNO - FAZENDA JACUÍ
Neste momento estamos na vertical do Aeroporto bloqueando o VOR para afastar na Radial 020° do VOR VTR no procedimento Z.
São 09:20. Em mais 10 minutos estaremos tocando o solo em VIX.
TIMS - TIMS - Terminal Intermodal de Serra
Passando o través do morro Mestre Álvaro, uma elevação natural com 2.733 pés de altitude localizada no município de Serra a qual pode ser avistada, em dias de céu claro, de todos os pontos da Grande Vitória. Muito utilizado como referência para navegação náutica e aérea.
Ingressando no arco DME do procedimento, 09:23.
Neste ponto, no centro do arco DME do procedimento Z, é possível avistar toda a área da empresa de Celulose sediada no ES, Aracruz Celulose S/A.
Passando o bloqueio da posição SALY.
Na foto, a cidade de Aracruz no Norte do ES.
Agora ingressaremos na final da pista 23, 09:24
Praia de Jacaraípe, Serra - ES.
Praça Encontro das Águas, Jacaraípe.
Terminal rodoviário de Jacaraípe, Serra. Sistema Transcol.
No circúito de tráfego visual para pista 05 de Vitória, girando base, nossa bela, querida e amada cidade - Vitória
Vitória é linda!
Ao fundo a cidade de Vila Velha, Convento da Penha, a 3ª Ponte, o Morro do Moreno.
Ao centroa Ilha do Boi.
No pé da imagem, a Ilha do Frade.
Nesta foto podemos ver no lado direito a Praia do Canto, o Iate Clube, a Praça dos Desejos e dos Namorados e mais acima no pé da 3ª ponte, o Shopinng Vitória e também onde fica a Assembléia Legislativa do ES.
Esta é um presente do VIX agora para vocês, caros leitores, um cartão postal deste Flight Report da Cidade de Vitória num belo dia Cavok. 09:29.
Após uma base curtíssima para a 05, nosso Boeing 737-700 toca o solo do aeroporto de Vitória nm pouso perfeito as 09:31.
Realizamos o Back-Tack antes da cabeceira 23, retornamos pela 23 e livramos a pista ativa pela taxiway "C" Charlie para acesso ao pátio de aeronaves.
Ao centro, o Morro das Torres de TV.
Helicóptero da Líder na finalíssima para pouso na 05.
Lear Jet iniciando o taxi para a pista 05 enquanto um Airbus A319 da Cia. TAM esta na final para pouso na 05, após o nosso pouso.
São 09:37, aeronave parkeada, o comissário informa que o desembarque será efetuado pelas portas dianteiras e traseiras.
Prossigo então para uma rápida passada pela cabine de comando do PR-GOL para alguns registros e também para cumprimentar mais esta brilhante equipe por mais uma etapa concluída e desejar-lhes céus Cavok hoje e sempre.
O cmte me atendeu prontamente com muita educação e simpatia.
Enquanto o co-piloto me cumprimentara e preparava a aeronave para a próxima etapa, desta vez para São Paulo, eu dialoguei com o Cmte o seguinte:
Junio: Bom dia Cmte, tudo bom com vocês?
Vocês vieram bastante reduzidos ali no Zulu né?
Cmte: Eh, devido ao tráfego aéreo aqui nós tivemos que efetuar o procedimento bastante reduzido a fim de evitar órbitas.
Tinha uma “TAM” atrás de nós que ainda estava mais reduzido ainda.
Ai eu perguntei:
E agora vocês retornam para o Rio?
Cmte: Não, vamos para São Paulo.
Junio: E ai já preparou a saída Jucu1 / Mimir ai? (risos).
Cmte: Já, está tudo preparado já.
Junio: Poxa muito legal.
Neste momento me despeço dos tripulantes agradecendo e resolvo retornar rapidamente dando meia-volta na porta da cabine para registrar a carta JUCU1/MIMIR no manch do
Cmte: Você trabalha na TWR ai?
Junio: Ainda não (risos).
Junio: Ok, muito obrigado pela receptividade de vocês e tenham um excelente voo. Boa dia!
Opa me deixa só fazer um registro aqui da carta JUCU1 no mach cmte...
Cmte: Pode registrar, fique a vontade.
Ao deixar a cabine o Cmte brinca dizendo o seguinte:
"Ainda bem que você checou que estamos realizando o procedimento correto (risos)...
Detalhe da Saída por Instrumentos na tela de LCD da aeronave com ranger até a posição JUCU.
Note as restrições de altitude iniciais.
Co-piloto inserindo os dados no FMC da aeronave.
A carta de Saída por Instrumentos JUCU1 no Manch do Cmte.
Deixamos a cabine com ar de satisfação imenso, prosseguimos para a sala de desembarque para pegarmos nossa mala, providenciarmos o taxi e seguirmos direto para casa. A semana esta só começando.
Alguns registros durante o trajeto aeronave - sala de desembarque.
PR-GOL, uma belíssima aeronave.
Curiosamente, um dia, em 10 de Fevereiro de 2009, estava eu no terraço panorâmico do aeroporto de Vitória e num belo dia CAVOK consegui fazer um ótimo registro da mesma aeronave. Na ocasião eu nem imaginava que uem dia iria voá-la.
Este registro entrou para um site especializado em fotografias aeronáuticas:
JETPHOTOS.NET
Autoria: Junio Gracielo
Edição de Diniz Junior.
Alguns dados:
Equipamento: Boeing 737-700 Next Generation
1° voo: 29/12/1997
Idade: 11 anos
É uma aeronave usada comprada pela GOL da empresa , de Berlim, AIR MALTA.
Ex OY-MRA e hoje PR-GOL.
Antes:
Foto: Airlines.net (http://www.airliners.net/photo/Air-Malta-(Maersk/Boeing-737-7L9/0143435/L/&sid=76d1e947521c8d33ced228f6db848e40)
Helicópteros da Líder Taxi Aéreo.
Despedindo-se do pátio de aeronaves num dia belíssimo, CAVOK.
Pela primeira vez, desembarco na "nova" sala de desembarque de Vitória. Na realidade o Aeroporto esta recebendo dois MOPS (Módulo Operacional Provisóario), a fim de aumentar o conforto dos passageiros e minimizar o tempo de espera na sala quando no aguardo de suas bagagens.
Saiba mais sobre o MOPS: http://vixagora.blogspot.com/search/label/OBRA%20PROVIS%C3%93RIA
Esteria de bagagens nova.
Novos monitores e também sistema de ar condicionado.
AVALIAÇÃO: as notas vão de 0 a 10
Reserva: nota 10.
A compra dos bilhetes foi efetuada no site da GOL sem qualquer problema detectado, falhas no processamento ou mesmo ao finalizar a compra.
Check-In: nota 10.
O check in foi excelente. Rapidamente despachamos nossa mala e recebemos o cartão de embarque.
Embarque: nota 10.
Sem atrasos.
O embarque foi sem atrasos e a partida bem como a decolagem, ambas pontualmente.
Assento: nota 8.
A classe econômica da GOL normalmente tem uma configuração com pouco espaço interno entre os assentos se comparado aos Embraer's 190 e 195 da Cia. AZUL também em classe econômica.
Aeronave: nota 10.
Nesse voo tive mais uma excelente experiência com o Boeing 737-700 (NG).
Entretenimento: nota 5.
Praticamente não há. Somente uma revista da própria Cia aérea nesse voo.
Serviço dos comissários: nota 10.
A companhia conta com uma equipe de 4 de funcionários altamente qualificados que esbanjam satisfação, dedicação, cordialidade, simpatia no atendimento ao passageiro. Atendimento impecável.
Refeições: nota 8.
A companhia serviu um pacote de biscoito acompanhado com 4 opções de bebidas não alcoólicas e água.
Bebidas: nota 8.
4 opções de bebidas não alcoólicas e água.
Desembarque: nota 10.
Rápido e ágil o que proporcionou que tivéssemos nossa bagagem em poucos minutos em mãos.
Pontualidade: nota 10.
Partida e chegada com a mais perfeita pontualidade.
Nota Final: 9,0
3 comentários:
Cara...meus parabéns pela matéria, realmente é muito impressionante. Eu que gosto de aviação desde pequeno, sempre paralizei comm fotos como essas. A máquina fotográfica deve ser o bicho também hehe. Mas as fotos ficaram excelentes, pratiamente como se quem tivesse lendo a matéria estivesse voando ao vivo. Diria que de 0 a 10, esta matéria merece 11! Se cuida! Grande abraço!
De fato uma bela matéria, com boas fotos, boas observações, sem dúvidas você está de parabéns!!!
olha ate que para um pouso em vix esse ta bem macio não foi aquela pancada no chão
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