TRECHO: VIX-SDU
DATA: 12-09-2009
VOO: G3 1217
AERONAVE: BOEING 737-700 (Next Generation)
MATRÍCULA: PR-GIL
ASSENTO: 19F
HORÁRIO PREVISTO DE PARTIDA: 06h:30
HORÁRIO PREVISTO DE CHEGADA: 07h:33
TEMPO PREVISTO DE VOO: 01h:03
Por Junio Gracielo
Mapa de assento da aeronave.
No dia 06-09-09 às 12h10min, efetuei a compra de dois bilhetes de passagens pela GOL Linhas Aéreas no intuito de conhecer alguns pontos turísticos da cidade maravilhosa – O Rio de Janeiro.
A compra foi simples e rápida, site funcionando perfeitamente. Em cinco minutos a compra já tinha sido efetuada via internet.
Aguardando ansioso a chegada do dia do embarque, eis que é chegada a hora de voar.
Sábado, 12 de Setembro de 2009.
Acordei as 05h:00, tudo já estava pronto para seguirmos rumo ao aeroporto, manhã chuvoso, tempo nublado, acompanho as informações meteorológicas pelo meu rádio de escuta aeronáutico AIR3600 da CGR. Observo então que opera a pista 05 para pousos e decolagens.
As 05h:25, pegamos o taxi em casa e seguimos para o aeroporto. Tempo de trajeto cerca de 8 minutos.
São 05:33 quando já estamos na fila do balcão de check-in para despacharmos nossa mala, confirmar nossa presença no voo e receber então nosso cartão de embarque para o VOO GOL 1217 para cumprir o trecho Vitória – Rio de Janeiro, aeroporto Santos Dumont.
Após um rápido Check-in pergunto para o atendente: O voo esta no horário? Ele responde: Sim Senhor A aeronave esta no pátio! Então questiono: Ela pernoitou né? Ele então confirma que sim. Atendimento cordial em pleno sábado as 05:45 da matina, sigo então feliz da vida para o terraço, como de praxe, para alguns registros e observar como esta o pátio de aeronaves já com o cartão de embarque em mãos com a confirmação para o embarque para as 05:50.
No terraço observo a presença de poucas aeronaves já que pelas condições do tempo, se persistisse, logo mais poderia haver vários vôos em atrasos ou até mesmo cancelados.
Duas aeronaves Airbus da Cia. TAM e dois Boeing’s da Cia. GOL.
Pátio bastante molhado devido à intensa chuva que teria antecedido alguns minutos enquanto fazíamos o check-in. É possível também observar o teto no setor SE do aeródromo onde as aeronaves circulam visual para pouso da pista 05.
Rapidamente descemos para a sala de embarque.
Movimento tranquilo no saguão de pasageiros.
São 05:59 quando estamos na pequena fila para passagem pela PF (Polícia Federal).
O painel eletrônico indica os voos e suas previsões de partida, vide confirmações:
GLO1217 confirmado para às 06:30.
Assim que adentramos à sala de embarque, somos chamados para o embarque, do voo GOL 1217 com destino ao Rio de Janeiro, pelo portão 3.
Ao ingressarmos no pátio, uma senhorita da GOL nos informa que nossa aeronave é a segunda. Observo então que será um Boeing 737-700 Next Generation que nos levará para o Rio.
Uma equipe de duas pessoas dá suporte servindo guarda-chuva para os passageiros completarem o trajeto sala de embarque - aeronave.
Nosso embarque, devido ao nosso assento, será pela porta traseira para garantir maior comodidade e agilidade no embarque. Durante o trajeto sala de embarque – aeronave, alguns registros do tráfego.
Esta será a aeronave que nos levará para o Rio – PR-GIL
Reator CFM com 22K (22.000 libras).
Aeronave ATR72 da TRIP Linhas Aéreas.
Ao embarcar, recebemos um bem vindo a bordo de uma simpática comissária.
São 06:11 quando já estamos devidamente acomodados em nossos assentos: 19E/19F. Escolhidos no ato da compra e preservados pela Cia.
Os últimos passageiros se acomodando.
Passageiros do outro voo embarcando.
Safety Card, embora seja de extrema necessidade, poucos fazem o uso do mesmo ou mal prestam atenção às instruções de segurança para o caso de acidentes, passados pela equipe de comissários (as).
Outro aviso de EXTREMA importância a qual muitos renegam:
Programa de milhagens da GOL/VARIG: SMILES
São 06:13 quando o cmte informa que o embarque estava encerrado. Logo a equipe de comissários (as) inicia as instruções de segurança.
As 06:15 o Push-Back é iniciado para a pista 05.
São 06:27 e já estamos iniciando o taxi para o ponto de espera da pista 05 para posteriormente decolarmos.
Box utilizado pelo Boeing 767-300F da Absa Cargo e Lan Cargo as Segundas, Quintas-feiras e sexta, para carga e descargas, nos voos vindos de Miami E.U.A.
As 06:28 o cmte informa: Atenção tripulação, preparar para a decolagem.
Já estamos no ponto de espera da pista 05 para alinharmos e decolarmos com curva pela direita para cumprir o perfil da Carta de Saída por Instrumentos: JUCU1 com transição em MIMIR.
Atualmente esta carta esta servindo de base, pois o real executado é: Aeronave estabiliza e afasta na radial 205° por 30 milhas e após curva para a direita para proa do NDB de CPO (Campos dos Goitacazes-Rj).
As 06:29, pontualmente alinhamos e as 06:30 já estamos fora do solo.
Após passar a espessa camada, tempo bom até a aproximação no Rio de Janeiro.
Conforme o previsto e por já ter efetuado o procedimento anteriormente citado, observo que estamos realmente afastando por 30nm na 205° do VOR VTR.
Neste momento já estamos cruzando 10.000', os avisos de atar os cintos se apagaram.
As 06:36, estamos curvando para a direita aproando o NDB de Campos.
As 06:38, estamos passando o través da cidade de Guarapari-ES, no sul do estado.
O serviço de bordo logo é iniciado.
Cidade de Itaipava - ES, sul do ES.
São 06:39, estamos passando a Cidade de Piúma - ES, sul do Estado.
Serviço de bordo.
Dentre as opções, tínhamos:
Para beber: Água, Cola-Cola (light), Guaraná e suco de laranja.
Para comer: Coockie de leite.
As 06:49, estamos passando a vertical da Cidade de Campos no Rio de Janeiro e ao mesmo tempo, ingressando em nossa aerovia, a UW50.
Neste voo tive uma curiosidade: A GOL implantou um serviço extra com já é feito na AZUL Linhas Aéreas - Após o serviço de bordo, uma balinha de yogurte é servida para os passageiros.
As 06:55 o Cmte faz um rápido speech de bem vindos a bordo informando as condições meteorológicas do Rio de Janeiro e informando também que neste momento estamos iniciando nossa descida para pouso previsto para as 07:25.
As condições que eram Cavok até o início da descida, percebam que o cenário começa a mudar com tempo bastante nublado sobre o Rio.
Prosseguimos na descida dentro do perfil do procedimento de Chegada por Instrumentos chamada Afonsos 1 com a transição em Maricá (Transição é o fixo da carta a qual determina o início ou término do procedimento).
São 07:08 quando começo a observar algumas partes da cidade de Niterói e do Rio de Janeiro quando a aeronave sobrevoa o través do Santos Dumont.
Em dias completamente Cavok, é possível ver o aeroporto Internacional Galeão, o aeroporto Santos Dumont, o Pão de Açúcar, praias de Copacabana, Leme, Leblon, Botafogo, Aterro do Flamengo, Praia Vermelha, A Ponte Rio - Niterói entre outras partes do Rio de Janeiro, quando a aeronave executa este procedimento.
O tempo estava tão encoberto que nem o Cristo foi possível obervar.
Neste momento comecei a ficar receoso caso houvesse uma arremetida. Receio não pelo fato de arremeter o que é totalmente seguro, mas pelo fato de não ser possível pousar no Santos Dumont e caso nosso voo tivesse que alternar o Galeão ou até mesmo o aeroporto de Confins em MG atrasando nossa viagem.
Pão de Açucar, RJ.
Praia de Copacabana.
Arpoador RJ, divisa entre as praias de Copacabana e Ipanema.
Continuamos nossa descida, aviso de atar os cintos acesos, observo que o Speed Brak é acionado para auxiliar na redução da velocidade durante o procedimento de descida.
Neste momento, observo curiosamente sempre atento lá fora, um balão passa voando sentido SUL.
Centro da imagem
Minutos após, entramos em uma densa camada já realizando o procedimento de Aproximação Final por Instrumentos - GPS (RNAV) - Para pouso na pista 20L.
Neste momento estamos (provavelmente), no bloqueio do Galeão, após passar o bloqueio da Base dos Afonsos, são 07:17.
Três minutos após, observo um navio e a bela ponte que possui o mesmo nome das cidades a qual ela faz a ligação: Rio - Niterói.
Já estamos na final da pista 20L para pouso, aeronave flapeada, trem de pouso em baixo e travado.
Ponte Rio - Niretói.
As 07:21, tocamos o solo da cidade Maravilhosa após um belíssimo pouso com nosso 737-700NG.
Livrando a ativa para cruzamento da 20R.
Cruzando a pista 20 da direita (R).
Pátio do SDU extremamente lotado de aeronaves de várias Cias Aéreas.
Aviação privada e taxi aéreo.
Ao nosso lado, um Airbus A319 da TAM estava nos procedimentos de limpeza e higiene da aeronave.
Torre de Controle do SBRJ.
Pontualmente as 07:23, nosso PR-GIL é parkeado no finger de número 04 a qual possui ponte de embarque dando acesso direto ao Terminal de Passageiros não sendo necessário o uso do ônibus de transporte da Infraero. Não sabendo o motivo, o Cmte informou que os motores ainda estavam acionados permanecendo por mais alguns segundos no aguardo da autorização para o desembarque, a qual ocorreu as 07:25.
Embraer 145 da Cia. Passaredo iniciando o taxi.
Neste momento, decido ir até a cabine de comando para solicitar autorização para uma prazerosa visita, como de praxe, o melhor momento do voo para quem curte aviação "na veia".
O Cms chefe de cabine solicita a autorização ao Cmte sendo prontamente atendido pelo mesmo ao abrir a porta da cabine para sair.
Ao adentrar-me, fui recebido num tom de cordialidade tamanha pelo co-piloto que estava terminando de preparar a cabine e os procedimentos para o próximo voo que seria o retorno para Vitória.
Permaneci por um tempo suficiente para saber mais sobre a profissão de piloto de linha aérea (PLA), e sobre o Boeing 737NG e suas operações a qual eu sou apaixonado.
Agradeço a este tripulante pela cordialidade a qual me recebeu.
Não irei revelar o nome do mesmo a fim de preservar sua integridade, mesmo que uma simples visita a cabine por um entusiasta não signifique ameaça alguma e sim, admiração mais ainda pela Cia e esta profissão a qual muitos almejam - Voar.
Ele estava terminando de preencher o FMC (Flight Mananger Computer), que é o computador de voo da aeronave com o procedimento de Saída por Instrumentos RASA1 com transição em FIGOS.
Enquanto ele me explicava, aproveitei para fazer alguns registros do belíssimo NG.
Após, prosseguimos como os últimos no desembarque, já que a aeronave permaneceria por 01h:00 em solo.
Motor CFM com 22K (22.000 libras de potência).
Boeing 737-300 da Cia. Web Jet.
Airbus A319 da TAM chegando de Vitória, voo 3527.
Pão de Acúcar completamente encoberto.
Assim que deixamos a área de desembarque, meu nome era chamado pelo sistema de áudio:
Sr. Junio Gracielo, compareça ao balcão da Gol para retirar sua bagagem. (rsrs)
Após a pequena demora, cuidadosamente eles a pegaram na esteira de bagagens e deixaram no balcão para retirada.
As 07:39 o painel de chegadas da Infraero registrava os horários dos voos, inclusive o nosso as 07:23.
No saguão de desembarque registrando um Airbus A319 da TAM.
Embraer da AZUL no finger 08.
LET 410 da TEAM.
B737-300 da Web Jet no taxi.
Este 737-700 da GOL errou o box de parada, fez um back e retornou para a posição correta.
Encerro aqui mais um Flight Report nas asas da GOL desta vez com destino ao Rio de Janeiro.
Espero que tenham gostado.
No próximo, relataremos o voo de volta que ocorreu na segunda-feira (14).
AVALIAÇÃO: as notas vão de 0 a 10
Reserva: nota 10.
A compra dos bilhetes foi efetuada no site da GOL sem qualquer problema detectado, falhas no processamento ou mesmo ao finalizar a compra.
Check-In: nota 10.
O check in foi excelente. Rapidamente despachamos nossa mala e recebemos o cartão de embarque.
Embarque: nota 10.
Sem atrasos.
O embarque foi sem atrasos e a partida bem como a decolagem, ambas pontualmente.
Assento: nota 8.
A classe econômica da GOL normalmente tem uma configuração com pouco espaço interno entre os assentos se comparado aos Embraer's 190 e 195 da Cia. AZUL também em classe econômica.
Aeronave: nota 10.
Nesse voo tive mais uma excelente experiência com o Boeing 737-700 (NG).
Entretenimento: nota 5.
Praticamente não há. Somente uma revista da própria Cia aérea nesse voo.
Serviço dos comissários: nota 10.
A companhia conta com uma equipe de 4 de funcionários altamente qualificados que esbanja satisfação, dedicação, cordialidade, simpatia no atendimento ao passageiro. Atendimento impecável.
Refeições: nota 8.
A companhia serviu um coockie de leite acompanhado com 4 opções de bebidas não alcoólicas e água.
Bebidas: nota 8.
4 opções de bebidas não alcoólicas e água.
Desembarque: nota 10.
Rápido e ágil o que proporcionou que tivéssemos nossa bagagem em poucos minutos em mãos.
Pontualidade: nota 10.
Partida e chegada com a mais perfeita pontualidade.
Nota final: 9,0
4 comentários:
Belo Relato !! Parabens e belo voo tb !
mto bom!!!
Muito bom esse blog ! sou de Campos - Rj e estou morando aqui a 1 ano e meio, acompanho tudo que se passa em vix, já que morei em VIX 22 Anos ! muito linda essa cidade... e muito bom esse blog, continuem assim ! Abrçs !
Muito bom ...
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