domingo, 7 de junho de 2009

Flight Report GLO1968

TRECHO: GIG-CGH
DATA: 13-09-2007
VOO: G3 1968
AERONAVE: BOEING 737-700 (Next Generation)
MATRÍCULA: PR-GIG
ASSENTO: 04D
HORÁRIO PREVISTO DE PARTIDA: 12h:00
HORÁRIO PREVISTO DE CHEGADA: 13h:00
TEMPO PREVISTO DE VOO: 01h:00



Por Junio Gracielo

Quinta-feira, 13 de setembro de 2007.

Após o desembarque do voo anterior, GOL1891 já que estamos em uma conexão, e almoço, já estamos na sala de embarque de posse de nosso cartão de embarque conexão, recebido em Vitória no primeiro check-in, para nosso voo com destino a São Paulo, aeroporto de Congonhas (SBSP/CGH).
As 11h:45 quando recebemos a chamada para o embarque pois a aeronave, um Boeing 737-700 NG de matrícula PR-GIG, já se encontrava no portão de número 07 para o voo GOL 1698 com destino a SP.



São 11h:49 quando já estamos devidamente acomodados em nossos assentos, eu no 4D, após uma troca com minha futura esposa, para poder curtir o visual deslumbrante do Rio de Janeiro, pois tenho certeza que decolaremos da pista 10.



Durante os procedimentos de pátio para o acionamento dos reatores (push back), a equipe de solo se enrolou literalmente com uma falta de comunicação muito grande como explicarei a seguir:

Do nosso lado, tinha três aeronaves sendo duas da Cia GOL sendo ambas boeing's 737-800w, PR-GIA (NG) e PR-GTG (SFP) e um MK28 da Cia OCEANAIR (PR-OAL).

Durante o push back do PR-GTG que deveria acontecer simultâneo com o nosso não pode ser feito, pois o operador de solo do trator de push back da nossa aeronave gesticulava com o operador que operava o trator do PR-GTG para que ele colocasse a aeronave (PR-GTG), de modo que não atrapalhasse o push de nossa aeronave, mas nada adiantou, o operador colocou o PR-GTG bem na reta-guarda da nossa aeronave (PR-GIG), o que acabou retardando nossa partida.



Aeronave, PR-GTG, sendo tratorada no push back para trás de nossa aeronave, às 11h:54.


As 12h:04, finalmente iniciamos nosso pusk back e acionamento dos reatores do belíssimo Boeing 737-700NG.

Vários tráfegos Internacionais, na remota do pátio 1, que chegam à parte da manhã no Galeão e permanece o dia todo para sair a tarde e a noite para vários destinos como: Miami, Paris, Atlanta...

Gate em que nossa aeronave estava parkeada.



Encerrado o pusk back às 12h:05, estamos iniciando o taxi para a pista 10 onde decolaremos na saída por instrumentos MARICÁ 1 com transição em MOTOB para inverso na aerovia UW64 que nos levará para SP.


Aeronave com 5° de flaps percebo o piloto dando aquela enchida nos reatores para que a aeronave se desloque, que maravilha esse som.

Para quem curte um belíssimo som dos CFM's, sugiro sempre voar á frente deles, pois atrás da aeronave o som é disperso completamente.


Nossa aeronave segue o taxi via pátio, pelas pistas de taxi EE, N e O até o ponto de espera da pista 10.


São 12h:09 estamos na taxiway EE.


Na pista de taxi N sobre um dos viadutos da taxiway, são 12h:10.
Ao fundo a TWR do SBGL.


As 12h:14, nossa aeronave alinhou e decolou da pista 10 no perfil da Saída Marica1 com transição para a aerovia UW64 no fixo MOTOB.

Após a decolagem a aeronave cumpre a primeira curva a esquerda, proa 063°, para livrar o eixo da pista e após curva à direita no perfil da carta.

A comissária informa que o tempo de voo até SP, aeroporto de Congonhas, será de 47 minutos.

Aeroporto Galeão.



Até cruzar com o través do Cristo Redentor, Aeroporto Santos Dumont (SBRJ/SDU), a aeronave leva cerca de 10 minutos o que propicia um maravilhoso visual de todo o Rio de Janeiro lógico que com um dia CAVOK de preferência.

Iniciando o sobrevôo da Cidade de Niterói.




Ponte Rio-Niterói sobre a Bahia de Guanabara com seus 13,29km de extensão.

Saiba mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Rio-Niter%C3%B3i





Aeroporto Santos Dumont (SBRJ/SDU).

Saiba mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_Santos_Dumont

São 12h:19.



Continuamos nossa subida para o nível de voo FL340 (34.000pés), informado pelo Cmte durante o speech.
Restinga de Marabáia-RJ.



Navio petroleiro cruzando o Oceano Atlântico.

Já são 12h:35, estamos estabilizados em nosso nível de cruzeiro, aerovia UW64, comissários no procedimento de serviço de bordo. Em mais alguns minutos iniciaremos a descida para pouso na pista 35L de Congonhas (SBSP/CGH), em São Paulo.
Voo tranqüilo, sem turbulências, céu CAVOK do Rio de Janeiro á São Paulo..



As 12h:44, iniciamos descida para pouso na pista 35L de São Paulo cumprindo o perfil da chegada REDE35 iniciando a chegada pelo fixo de LITRE a qual liga a aerovia ao início da chegada por instrumentos.




Todo o procedimento de aproximação a partir do bloqueio do VOR de REDE (RDE) foi filmado podendo ser percebido o bloqueio das posições mediante as manobras da aeronave com curvas para a direita e para a esquerda interceptando o localizador do ILS da pista 35L.
Apesar da bela aproximação, o pouso não foi um dos mais confortáveis ou macios (no termo manteiga dos pilotos), mas nem sempre pouso macio pode significar pouso seguro certo de que se durante um pouso macio a aeronave estiver sob condições adversas como chuva, vento de través com rajadas, a aeronave pode ser deslocada do eixo da pista podendo ocorrer até um incidente/acidente. Contudo posso dizer que este foi um pouso bem técnico com toque preciso na marca de mil pés da pista.
O toque foi às 12h:55.
Após o pouso, a aeronave livrou a pista ativa pela taxiway F, onde foi possível observar as marcas do trem de pouso do AIRBUS da TAM, que acidentara cerca de um mês antes, no canteiro gramado. As tais marcas também são possíveis serem observadas pelo programa Google Earth (http://earth.google.com/intl/pt/) que mostra as fotos de satélites de quase o mundo todo. 12h:59, estacionando no gate para o desembarque.


Durante o desembarque, solicitamos autorização a chefe de cabine (comissária), para tirarmos algumas fotos na cabine de comando onde fomos recebidos por ambos os Cmtes.

Não deu para permanecer por muito tempo, pois as escalas em Congonhas são sempre corridas, tempo de aeronave no solo custa e muito caro para as empresas, então o Cmte da direita rapidamente recebia a cópia da aprovação do plano de voo pela TWR de SBSP para o próximo voo.

Cabine do Boeing 737-700 Next Generation (PR-GIG).




Boeing 737-700 da Gol equipado com Winglets nas asas (PR-GIH).

Boeing 737-700 NG que nos trouxe á SP, sendo preparado para a próxima perna.

Boeing 737-300 classic da Varig (PP-VPY).

Quando chegamos à sala de desembarque a mesma estava lotada, várias aeronaves chegando e saindo a todo tempo, mas pelo fato de termos ido bem devagar durante todo o trajeto do desembarque, acredito que tenha contribuído, pois quando chegamos lá nossa bagagem já se encontrava na esteira.






AVALIAÇÃO: as notas vão de 0 a 10

Reserva: nota 10.

A compra dos bilhetes foi efetuada na agência de viagens e turismo CITUR. No ato da compra, observei que a empresa não encontrou problemas no site da GOL para efetuar a transação.

Check-In: nota 10.

O check in foi uma cordialidade da CITUR que efetuou o mesmo antes de chegármos ao aeroporto de Vitória, horas antes, por isso recebemos ambos os cartões o de embarque em SBVT e de embarque em SBGL.

Embarque: nota 10.

Sem atrasos.
O embarque foi sem atrasos mas a partida teve um ataso de 4 minutos, dentro do tolerável e por culpa dos profissionais de solo.


Assento: nota 8.

A classe econômica da GOL normalmente tem uma configuração com pouco espaço interno entre os assentos.

Eu tenho mais de 1,75m.

Aeronave: nota 10.

Nesse voo tive uma excelente 3ª experiência com o Boeing 737-700 (NG).

Entretenimento: nota 5.

Praticamente não há. Somente uma revista da própria Cia aérea nesse voo.

Serviço dos comissários: nota 10.

A companhia conta com uma equipe de 4 de funcionários altamente qualificados que esbanja satisfação, dedicação, cordialidade, simpatia no atendimento ao passageiro. Atendimento impecável.

Refeições: nota 8.

A companhia serviu barrinhas de cereais juntamente com biscoitos de água e sal, acompanhados com 4 opções de bebidas não alcoólicas e água.
Por ser hora do almoço, acredito que o cardápio poderia ter sido diferenciado para algo mais apropriado e compatível com o horário.



Bebidas: nota 8.

4 opções de bebidas não alcoólicas e água.

Desembarque: nota 10.

Rápido e ágil o que proporcionou que tivéssemos nossa bagagem em poucos minutos em mãos.

Pontualidade: nota 10.

Partida e chegada com a mais perfeita pontualidade.

Nota final: 9,0





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