TRECHO: VIX-CNF
DATA: 07-06-2007
VOO: M3149
AERONAVE: FOKKER100
MATRÍCULA: PT-MRB
ASSENTO: 04A
TEMPO DE VOO: 00h:50
Por Junio Gracielo.
Quinta-feira, 07 de Junho de 2007, feriado de Corpus Christi .
Eram 12h: 20 quando me apresentei no balcão de check-in da TAM para o voo JJ3149, com destino a Belo Horizonte, Confins, aeroporto Tancredo Neves (SBCF/CNF).
Muito bem decepcionado, após 9 minutos já estava com o cartão de embarque em maõs e com a confirmação do voo em atraso estimando embarque para as 13h:50, sendo que o horário do voo diário é 13h:20.
Subi ao terrraço panorâmico do aeroporto como de praxe e permaneci lá por cerca de 00h: 40 minutos na expectativa de observar a aeronave pousar na pista 05 que estava em uso para pousos e decolagens.
Em seguida, desci para a sala de embarque para aguardar a chegada e posterior chamada para o voo JJ3149.
As 14h: 48, fomos convidados ao embarque no voo 3149. Durante o trajeto sala de embarque-aeronave, observo que a aeronave que nos levará para Confins será o Fokker 100 matrícula PT-MRB. Hoje esta aeronave não faz mais parte da frota da TAM.
Embarcado, comissários começam os preparativos pré-decolagem.
As 15h: 01, nossa aeronave alinhou na pista 05 de Vitória decolando sem parada na saída GAVOK.
Alguns minutos após a decolagem, a equipe de comissários começaram o serviço de bordo.
Observando a bela paisagem e aproveitando um ótimo dia ensolarado para voar.
Na imagem, observo o Pico da Bandeira, segue algumas informações do mesmo para aqueles que gostam de aventuras e montanhismo:
Pico da Bandeira Terceira maior montanha do Brasil, e a mais alta do Estado de Minas Gerais, o Pico da Bandeira é considerada a mais acessível montanha nacional. Com 2.891,98 metros, é possível atingir seu cume após algumas horas de trilha íngreme dentro do Parque Nacional do Caparaó, onde está situada na Serra do Caparaó.
O pico está localizado entre os municípios de Alto Caparaó e Ibitirama, na divisa dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O Pico da Bandeira possui esse nome pois, por volta de 1859, D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império no que, na época, era considerado o ponto mais alto do país.
O pico é considerado um dos mais acessíveis do Brasil pois não é necessário o uso de corda ou quaisquer outros equipamento de escalada para realizar a subida – apenas uma longa e cansativa caminhada de 16 quilômetros e cerca de três horas. Possui uma rica vegetação de mata Atlântica, oferecendo um visual grandioso e muitos rios e cachoeiras para banho. A montanha é o ponto mais frio da região Sudeste, com temperaturas chegando a -10ºC no inverno e geadas constantes durante esta estação. A visão do cume é inesquecível
Para quem esta voando no trecho VIX-CNF o pico fica a esquerda e vice-versa.
Na rota entre Vitória em Belo Horizonte, a aerovia utilizada é a UW12 e no trajeto observo muitas áreas verdes e povoados encravados entre as montanhas.
As 15h: 25, o Cmte faz o speech informando que estabilizamos em nosso vídeo de cruzeiro 280 (28.000 pés/8.500m acima do nível médio do mar), que o tempo em Confins é bom, temperatura de 25°c, estimando pouso para as 15h:47. Ele também informou que o motivo do grande atraso originou-se ainda de manhã quando estava iniciando a jornada, devido ao forte nevoeiro que atingiu o aeroporto de Guarulhos em São Paulo.
Nesse momento estamos no meio do serviço de bordo.
Meu pedido foi um sanduíche quente de pão de beterraba com parmezão, pasta de azeitona, chester defumado, mussarela e agrião acompanhado de suco de manga.
As 15h: 35 iniciamos descida para pouso em Confins. Nesse momento percebo que estamos sendo vetorados.
As 15h: 50 nosso PT-MRB toca o solo de Confins pousando pela pista 16.
O desembarque foi bem rápido.
O aeroporto de Confins dispões de ótima infraestrutura aeroportuária.
O PT-MRB no gate após nosso desembarque já sendo preparado para a próxima perna.
AVALIAÇÃO: as notas vão de 0 a 10
Reserva: nota 10.
Efectuada via Internet, fácil, ágil e simples. Em poucos minutos recebi a confirmação da reserva pelo celular e e-mail.
Check-In: nota 10.
Pouca fila e atendimento cordial e ágil.
Embarque: nota 6.Com mais de 02h: 30 de atraso, segundo o Cmte. devido ao nevoeiro que atingiu o aeroporto de Guarulhos em São Paulo, porém durante o check-in fui informado uma previsão inicial de atraso de 01h:00 apenas sem esclarecimentos do motivo.
Assento: nota 10.
Bastante confortável e anatômico.
Aeronave: nota 10.
Em minha primeira experiência com o Fokker 100, gostei muito do voo e do comportamento da aeronave durante todo o voo com baixa incidências de ruído interno se comparado as aeronaves como Airbus A320/319.
Entretenimento: nota 7.
Nessa aeronave a TAM só disponibilizou revista da própria empresa.
Serviço dos comissários: nota 10.
A companhia conta com uma equipe de 4 de funcionários altamente qualificados que esbanja satisfação, dedicação, cordialidade, simpatia no atendimento ao passageiro.
Refeições: nota 10.
A companhia serviu 1 opção de “lanche” sendo um sanduíche quente de pão de beterraba com parmezão, pasta de azeitona, chester defumado, mussarela e agrião acompanhado com 5 opções de bebidas não alcoólicas e 1 alcoólica (cerveja SOL) e água.
Bebidas: nota 10.
5 opções de bebidas não alcoólicas e 1 alcoólica (cerveja SOL) e água. de suco de manga.
Desembarque: nota 10.
Rápido e eficiente. Bagagens em mão em poucos minutos.
Pontualidade: nota 5.Voo previsto para partida as 13h:05, sua partida se deu com mais de 02h:40 de atraso.
Nota final: 8,9
Um comentário:
Como sempre ótimas referências, como já sabe sou frequentador de VIX, só me falta tempo p/uma visita durante o dia mas agora esta mais facil, um abraço.
Postar um comentário
Olá, gostou de nosso conteúdo? Deixe seu comentário ou sugestão para nós. Lembramos que todos os coments serão moderados.
Pedimos também que NÃO escrevam em caixa ALTA!
Acesse agora mesmo o blog do Aeroporto de Vitória:
http://vixagora.blogspot.com/
Obrigado desde já!