segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ABSA Cargo B767 voo TUS8471 decolando da 05 de Vix

Acabo de registrar o Boeing 767-300F da ABSA Cargo, voo TUS8471, aeronave de prefixo PR-ABD, decolando da pista 05 com curva pela esquerda proa direta da posição MILED para interceptar a aerovia UW12 com destino à Campinas (SBKP/VCP). Nesse mesmo instante uma aeronave da TAM fazia órbita sobre o VOR de Vitória (VTR) a 5.000 pés enquanto outra aeronave da mesma cia estava na perna do vento da pista em uso 05 com baixo combustível.

No voo de hoje o ABSA 8471 cumpriu a seguinte rota: KMIA-SBBR-SBVT-SBKP















Aproando MILED, limite da Terminal Vitória

Formações de CB (cumulum ninbus) na proa de Juiz de Fora

Aeronave da TAM em órbita sobre o VOR de Vitória




Após a decolagem, acompanhamos a aeronave no RadarBox do blog http://www.radaraereo.blogspot.com/  quando o a mesma já estava estabilizada na aerovia UW12 com proa de Belo Horizonte em subida para o nível 400 (40.000pés) até a descida para Campinas.








Aeronave chegando em Campinas, SP




3 comentários:

Anônimo disse...

ola,
Nesta decolagem do absa - sbvt sbkp pista 05 ,a saida em uso
teria sido a jucu1 ou a jucu2 e qual a diferenca entre as duas?
independente o perfil normal nao seria curvar a direita proa 260
afastar na radial 205 ou qdr 211 e 13 nm curva a direita para
a posicao MILED na proa 319.Pode solicitar nao realizar esta manobra ao ATC e fazer este atalho decolando e fazendo a curva pela
esquerda direta para posicao MILED direta como descreveu no texto
acima, depende do trafego no momento? eh uma regra aceita essa
decolagem? abraco vix.

administrador disse...

Olá, vamos às respostas:

O ABSA decolou da 05 com curva a esquerda para tomar proa da posição MILED que na verdade é um fixo que limita a TMA SBVT e coincide com a aerovia UW12 que vai para Belo Horizonte. Ele não executou nenhumas das Saídas por Instrumentos. Decolou da 05, curvou a esquerda com referências visuais o que foi bom para ele (ABSA) e para o controle, pois havia uma aeronave da TAM da perna do vento da 05, assim, conseguiram otimizar o fluxo de ambas as aeronaves.

Lembrando que, curvar a esquerda após a decolagem da 05 é autorizado pelo ATC somente se o piloto informar que possui referências visuais devido à elevação que todos conhecem de nome Mestre Álvaro que possui algo em torno de 850m de altura.

A diferença entre a SID JUCU1 e 2 está exatamente na intenção de separar lateralmente quem decola de Vitória para ingressar na UW12 de outro eventual tráfego que esta chegando pela mesma aerovia. Às vezes o controle coordena com o Centro de Controle de Área e ai a aeronave que esta partindo afasta em uma radial do VOR de Vitória como por ex a radial 280°. Se a UW12 esta na 299° da uma separação com segurança evitando restringir a altitude de quem está subindo e de quem está descendo. A JUCU1 é balizada pelo VOR que é um tipo de auxílio à navegação. Já a JUCU2 utiliza outro chamado NDB. Quando o VOR está fora ocorre o informado acima.

Ná época em que a Rio-Sul, Varig, Vasp operavam aqui era bem comum eles utilizarem dessa prática de curvas à esquerda após decolarem da 05.

Espero ter esclarecido!

Obrigado.

Anônimo disse...

VAlEU , entao esse tipo de decolagem eh aceitavel mas com o atc
e o cmte na combinacao ok. Outra coisa, gostaria de ouvir o atc
de vitoria tu ate disponibilizou mas sumiu? ouco todo os atc do brasil menos vitoria e floripa tem como? outra coisa, a imagem desses radares ( radarbox e outros ) quem ajusta o alcance da
cobertura eh o dono da pagina, porque gostaria de visualizar
o que esta no ceu da regiao mais ao sul tipo poa fln . flw vix.

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