TRECHO: VCP-VIX
DATA: 31-03-2009
VOO: AD4088
AERONAVE: EMB190
MATRÍCULA: PR-AZB
ASSENTO: 19A
TEMPO DE VOO: 01h:14
Por Junio Gracielo.
Terça-feira, 31 de março de 2009.
Acordei as 6:30h da manhã para a segunda e incrível experiência, voar Azul.
Tinha a previsão de chegar ao Aeroporto de Campinas-Viracopos as 11:00h para almoçar e fazer o check-in a tempo.
Como fiquei em Santo André, região do grande ABC paulista, sei que seria um longo trajeto até Viracopos e nesse retorno, queria experimentar o serviço de transporte terrestre (ônibus), da AZUL, já que na viagem de vinda (Azul4083-Vitória-Campinas), não havia utilizado tal serviço devido à necessidade de chegar ao ABC mais rápido, o que não aconteceu.
Saí de casa as 7:20h e segui de carona até quase o centro de Santo André pegando um ônibus (B13), para chegar à estação de Santo André onde peguei então o trem para a estação da Luz.
As 8:20h chegando à Luz desembarquei e peguei então mais um trem até a estação de Barra Funda e após mais um até a Estação de Carapicuíba, passando por mais nove estações e chegando a décima, onde desembarquei, novamente e peguei um ônibus até o Shopping Center Tamboré, onde então pegaria o bus da Azul finalmente para seguir direto ao Aeroporto de Viracopos.
Pontualmente as 9:40 estava aguardando o bus da Azul na esperança que fosse o bus caracterizado pela empresa.
As 9:55h, o micro-ônibus da empresa Leads (Empresa que presta serviço de transporte terrestre à Azul) chegou encontrando somente eu de passageiro sendo que dentro já havia algumas pessoas.
Ao me apresentar para o embarque o motorista me deu bom dia, e solicitou-me nome e sobrenome e número do documento de identidade preenchendo uma ficha, em seguida permitindo que minha bagagem fosse em cima já que quase não tinha quase ninguém a bordo, somente cinco pessoas e eu dentre estas um comissário e uma comissária.
As 10:00h em ponto, partimos com destino ao Aeroporto de Campinas-Viracopos estimando um tempo de 01:00h de viagem até lá.
Observei que o ônibus possui um sistema de TV que não veio a ser ligado durante todo o trajeto.
Espaço razoável entre as poltronas pelo ao menos para mim que tenho mais de 1:75m de altura.
Possuindo frigobar a bordo, o comissário fez questão de perguntar num tom cordial ao se servir, se alguém aceitava água, mas, porém as 10:29h, quando fui ao frigobar para servir-me água, a porta estava travada permanecendo assim por todo o trajeto. No banheiro do ônibus, tudo funcional e higienizado, papel, limpo, água...
Chegando à Cidade de Campinas.
As 12:15h me apresentei para o check-in numa fila de apenas duas pessoas, não gastando nem seis minutos para obter meu cartão de embarque em mãos com a confirmação do embarque para as 12:55h e o acento marcado no ato da compra garantido sua posição.
Cordialmente muito bem atendido, recebi a confirmação do voo no horário e "Tenha um ótimo voo, obrigada"
Era então hora de ligar para familiares, namorada...
As 13:05, já estava dentro da sala de embarque onde não permaneci sentado nem 5 minutos e já fomos convidados para o embarque do voo Azul 4088 com destino a Vitória.
Observo então que nossa aeronave agora é o Embraer 190 pintado no motor da aeronave, com matrícula PR-AZB e batizado de Azul Paulista.
As 13:19h estava a bordo do novíssimo Embraer 190 para minha segunda experiência, voar Azul.
Neste voo, percebi que não estava com o mesmo percentual de ocupação como o voo de vinda (Azul 4083), por alto, deveria ter algo em torno de 39 passageiros a bordo.
Bom para mim que pude ocupar os dois acentos, 19A e 19B.
Observando a movimentação no pátio enquanto aguardava o push back e o acionamento dos reatores.
Como o voo estava adiantado e com poucos passageitos, um comissário ainda em solo passou fazendo os pedidos dos passageiros para bebidas que seriam servidas assim que decolarmos.
As 13:16h estávamos iniciando o push e o acionamento e pela manobra, decolaremos da pista 15 em Viracopos.
Equipe de comissários começa o speech de cabine e procedimentos de segurança.
Observando o ALS da pista 15.
Após a decolagem, observei belíssimas nuvens sobre a região de Campinas até passar pela Grande São Paulo, onde o tempo ficou encoberto até depois de passar pelo Estado do Rio de Janeiro.
Durante a subida uma comissária fez o speech de segurança alertando sobre o uso de equipamentos eletrônicos durante algumas etapas do voo como decolagem e pouso. Em seguida ela informou que em mais alguns instantes começará o serviço de bordo com as opções de bebidas e comidas.
As 13:32h estávamos sobrevoando a grande São Paulo e cruzando 4.922m de altitude.
As 13:43h, já estávamos na divisa entre os estados de SP e RJ, subindo para nosso nível de cruzeiro.
Neste momento aproveitei para fazer algo que até então não tinha feito no voo anterior (Azul4083), que era ir ao banheiro do E190.
Pois bem me levantei e fui ao banheiro localizado na parte de traz da aeronave.
Observei um pequeno diferencial que é uma mesa para troca de fraldas de bebes a bordo, além é claro de portar de boa higiene e limpeza.
As 13:59h estávamos passando a vertical do Rio de Janeiro, Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim-Galeão nivelados em nosso nível de cruzeiro de 39.000 pés (12.561m).
Distância entre acentos.
Após passar a vertical do Rio de Janeiro, o cmte faz seu speech de boas vindas a bordo informando o estimado de pouso em Vitória para as 14:43 hora local com tempo bom e temperatura de 30°c.
O tempo começa a melhorar, são 14:09h. Dentro de instantes iremos iniciar a descida.
Passando o travéz de Campos-RJ, as 14:12h.
Como de costume, sempre gosto de ficar observando a paisagem e de certa forma, monitorar o voo com uma carta de navegação aérea do tipo ERC em mãos.
As 14:16h, divisa entre os Estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo em descida .
Travéz da cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES, terra natal do Cantor Roberto Carlos.
Vitória não possui procedimentos de chegada por instrumentos, então o costumeiro é a aeronave aproximar direto para o VOR de Vitória e então executar após deu bloqueio o procedimento (IAC), VOR DME Z para pista 23 e pouso direto na mesma ou circular visual para pista 05 caso esta esteja em uso.
Há também casos em que se executam outro procedimento como RNAV GNSS para pista 23 ou 05.
Nesse voo, pelas manobras e por conhecer a região, observei que seria o Z, assim que bloqueamos o aeródromo.
Passamos por algumas áreas de instabilidades onde foi possível também observar o cmte fazendo desvios para evitar diversas formações a nossa esquerda, o que resultou em uma leve turbulência.
As 14:30h em ponto, bloqueamos o aeródromo de Vitória e aqui já em afastamento pela radial 020° do VOR, já estávamos no procedimento Z, pousaríamos em aproximadamente 8 minutos.
Morro Mestre Álvaro, com altitude de aproximadamente 850m, é a maior elevação da Cidade de Serra podendo ser visto por toda a Grande Vitória se estendendo até Guarapari-Es.
É uma grande referência para a navegação náutica também e usado pelos controladores de tráfego aéreo para estimar visualmente o teto em dias nublados e encobertos.
Neste ponto as aeronaves costumam estar passando a altitude de 5.000' para a altitude de 4.000'.
Reduzindo a velocidade com os potentes speed braks.
Observando a Cidade de Serra Sede e o trecho da BR101 que corta o Município. São 14:32h, ingressando no Arco DME com curva pela direita, descendo para 3.000' para passar a posição SALY e ingresso na final da pista 23
Passando a vertical da posição SALY. São 14:34h
Meu desembarque, devido a minha posição no interior da aeronave acento 19A seria pela porta traseira, mas resolvi ir até a cabine para registrar o painel do novíssimo Embraer 190, desembarcando posteriormente então pela porta dianteira.
Desembarcando, permaneci por cerca de seis minutos na esteira aguardando minha mala.
Aeronave: nota 10.
O preço da passagem não precisa ser barato, precisa ser justo (garantindo obviamente lucratividade, rentabilidade, segurança a Cia.), para que o mercado da aviação civil no Brasil possa expandir fazendo com que o Brasileiro explore mais o turismo interno do País.
3 comentários:
Parabéns !!!!!
Como capixaba e usuário regular da rota Vitória x Rio de Janeiro (VIX - GIG e VIX - SDU) aprecio muito a parte técnica (e complexa) desta arte de voar.
Ainda não tive a oportunidade de voar "Azul".
Mas sei que, em breve, terei este prazer.
Ainda, também, não solicitei dar uma "olhada" na cabine de comando - temo estar atrapalhando (não gosto disso).
Um sonho: Voar algum dia - pilotando.
Quem sabe comandando alguma asa-delta ?
Até logo e, novamente, parabéns !!!
ae so na espera para mostrr meus flights reports como adm todo dia visitando o blog muito bom , é cara a azul ainda ta crescendo mas por exemplo para mim já ta na frente da webjet e da ocean air
Gabriel, estou aguardando respostas dos e-mails.
Envie seu msn por gentileza pelo e-mail ok?
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