TRECHO: VIX-VCP
DATA: 27-03-2009
VOO: AD4083
AERONAVE: EMB190
MATRÍCULA: PR-AZC
ASSENTO: 19D
TEMPO DE VOO: 01h:20
Por Junio Gracielo.
Meu flight report começa antes mesmo do embarque, na compra dos bilhetes.
Devido à necessidade de ir a São Paulo para fazer prova em Guarulhos.
A compra pelo site foi relativamente simples e fácil, porém como o site ainda era “novo” e aos inúmeros acessos instantâneos, tive um pequeno problema de confirmação do pagamento dos bilhetes a qual ligando para o AZUL CENTER (3003-2985), fora solucionado rapidamente, com um atendimento cordial e rápido!
Sexta-feira, 27-03-2009, cordei as 07h00min em ponto para terminar de preparar a bagagem, com previsão de saída de minha residência às 10h30min, não gastaria mais do que 15min em todo o trajeto, mas por precaução saí adiantado pois o horário do vôo era para as 12h15min local de Vitória.
Enquanto terminava de preparar as bagagens, acompanhava no site da INFRAERO o voo que partiria Campinas para Vitória, AZUL4082 a qual as 07h37min: o site apresentava despacho aberto, onde em Vitória seria o meu voo AZUL4083 retornando à Campinas.
Devido à necessidade de ir a São Paulo para fazer prova em Guarulhos.
A compra pelo site foi relativamente simples e fácil, porém como o site ainda era “novo” e aos inúmeros acessos instantâneos, tive um pequeno problema de confirmação do pagamento dos bilhetes a qual ligando para o AZUL CENTER (3003-2985), fora solucionado rapidamente, com um atendimento cordial e rápido!
Sexta-feira, 27-03-2009, cordei as 07h00min em ponto para terminar de preparar a bagagem, com previsão de saída de minha residência às 10h30min, não gastaria mais do que 15min em todo o trajeto, mas por precaução saí adiantado pois o horário do vôo era para as 12h15min local de Vitória.
Enquanto terminava de preparar as bagagens, acompanhava no site da INFRAERO o voo que partiria Campinas para Vitória, AZUL4082 a qual as 07h37min: o site apresentava despacho aberto, onde em Vitória seria o meu voo AZUL4083 retornando à Campinas.
Vejo que era hora de checar o metar de origem e destino, que apresentava as seguintes condições meteorológicas, segundo o REDEMET:
SBVT 271300 17007KT 9999 SCT035 SCT090 30/23 Q1013=
Vitória estava com tempo bom, visibilidade maior do que 10 km, nuvens esparsas a 3.500 e a 9.000 pés, temperatura de 30°c em ligeira elevação.
SBKP 271300 05005KT CAVOK 25/19 Q1015=
Viracopos tempo muito bom (CAVOK), temperatura de 25°c em ligeira elevação.
As 11h20min apresentei-me no balcão de check-in da AZUL em Vitória. Encontrei uma fila relativamente pequena e posso dizer que não fiquei mais do que cinco minutos na mesma.
Fui abordado, ainda na fila, por uma atendente da AZUL, muito educada, para que se coloca lacre na bagagem a despachar e etiquetagem de identificação na bagagem de mão.
Chegando ao balcão, foi solicitado um documento de identificação com foto, e a confirmação para aquele voo (4083).
Rapidamente despachei a bagagem, recebi meu cartão de embarque com a confirmação da aeronave no horário, e embarque confirmado no cartão para as 11h45min, no portão 02.
SBVT 271300 17007KT 9999 SCT035 SCT090 30/23 Q1013=
Vitória estava com tempo bom, visibilidade maior do que 10 km, nuvens esparsas a 3.500 e a 9.000 pés, temperatura de 30°c em ligeira elevação.
SBKP 271300 05005KT CAVOK 25/19 Q1015=
Viracopos tempo muito bom (CAVOK), temperatura de 25°c em ligeira elevação.
As 11h20min apresentei-me no balcão de check-in da AZUL em Vitória. Encontrei uma fila relativamente pequena e posso dizer que não fiquei mais do que cinco minutos na mesma.
Fui abordado, ainda na fila, por uma atendente da AZUL, muito educada, para que se coloca lacre na bagagem a despachar e etiquetagem de identificação na bagagem de mão.
Chegando ao balcão, foi solicitado um documento de identificação com foto, e a confirmação para aquele voo (4083).
Rapidamente despachei a bagagem, recebi meu cartão de embarque com a confirmação da aeronave no horário, e embarque confirmado no cartão para as 11h45min, no portão 02.
Neste momento, dirijo-me ao terraço panorâmico do aeroporto para tirar algumas fotos enquanto aguardava o horário para embarque.
Chegando ao mesmo, percebo que minha aeronave a qual me levaria à Campinas já se encontrava em solo e em processo de limpeza.
Conforme o previsto, as 11h45minh desci do terraço, rumo à sala de embarque.
O movimento em Vitória cresceu bastante nos últimos anos, mas infelizmente o terminal não ganhou melhorias, e as obras de ampliação do atual aeroporto estão paralisadas por suspeita de super faturamento, fato este levantado pelo T.C.U. Tribunal de Contas da União.
Como só havia mais dois vôos no pátio, a fila para o raio-X pequena possibilitou acesso rápido a sala de embarque, que já estava meio vazia.
Não fiquei nem cinco minutos sentado na sala de embarque, e já fomos novamente cordialmente chamados para o voo AZUL4083 com destino a São Paulo, Campinas (Viracopos).
Novamente, uma atendente efetua a chamada para o embarque: “Sras. e Sres., muito boa tarde, a Azul Linhas Aéreas têm o prazer de convidá-los para o embarque do voo AZUL 4083 com destino a São Paulo-Campinas. Neste momento convidamos primeiro para embarque, passageiros idosos, com crianças de colo, dificuldade de mobilidade e gestantes”.
Após esta primeira chamada, os demais são convidados ao embarque.
Uma atendente da AZUL checando o cartão de embarque, tudo ok ela me diz: “Boa tarde, tudo bem? Embarque pela porta traseira da aeronave, acento 19D. Tenha um ótimo voo”.
Dirijo-me então em direção á aeronave para a grande experiência, que começou ainda na compra dos bilhetes, voar AZUL.
No trajeto, registro algumas imagens de nossa maravilhosa, moderna e linda aeronave, o Embraer 190 de matrícula PR-AZC.
Ao adentrar-me a aeronave, pela porta traseira, sou recepcionado por uma das comissárias com novamente uma “boa tarde” e água mineral em copo.
Cumprimentando-a, dirijo-me para meu acento 19D (escolhido preferencialmente para ver a cidade maravilhosa e a bela paisagem desde o Espírito Santo passando pelo Rio de Janeiro e São Paulo, já que seria lado direito da aeronave, lado este contrário ao lado do mar).
Ao caminhar pelo corredor, observo como é diferente esta aeronave brasileira em seu interior.
Ao sentar-me, afivelo e regulo os cintos, e logo sou recepcionado com um fone de ouvidos numa embalagem personalizada da AZUL
Acentos de couro, confortáveis, monitores individuais com 5 canais e GPS para acompanhamento do voo (altitude, velocidade e localização) e rádio.
Observo a hora e são 11h56min.
Voo relativamente com boa taxa de ocupação, no horário previsto, iniciamos o Push-back e o acionamento dos motores com cauda da aeronave para a pista 05, logo pela manobra percebo que decolaremos da pista 23.
A equipe de comissários explica os procedimentos de segurança, em caso de emergências como pouso em água, pousos de emergência, como usar as máscaras de oxigênio em caso de despressurizarão. Atento as instruções, observo atentamente os cartões de instruções contidos nos bolsões dos acentos.
As 12:10min, alinhamos de decolamos da pista 23, no perfil da Saída JUCU1, onde é possível apreciar o belo visual de Vitória.
Alguns minutos após a decolagem começam então o diferenciado serviço de bordo. Um comissário dirige-se a mim, com uma espécie de “agenda” de anotações de pedidos (anunciados anteriormente a variedade do cardápio do que será servido a bordo).
Observo então que não tem aqueles “carrinhos” a qual vem os comes e bebes e na AZUL, são servidos em “bonitos e higiênicos cestos” de um material parecido com o bambu, com a política “Pegue o que quiser e o quanto quiser”.
Peço então somente guaraná e batata. Todas as embalagens são personalizadas com as cores e logo marca da Cia. Azul.
Após o lanche, é oferecido um café, novamente com um bonito copinho personalizado.
Observo então que não tem aqueles “carrinhos” a qual vem os comes e bebes e na AZUL, são servidos em “bonitos e higiênicos cestos” de um material parecido com o bambu, com a política “Pegue o que quiser e o quanto quiser”.
Peço então somente guaraná e batata. Todas as embalagens são personalizadas com as cores e logo marca da Cia. Azul.
Após o lanche, é oferecido um café, novamente com um bonito copinho personalizado.
As 12:19min estávamos bloqueando a posição MIMIR, que pode ser observada na SID JUCU1 pode ser observada na SID JUCU1
As 12:22min, bloqueamos Campos – RJ, ainda em subida para nosso nível de cruzeiro de 38.000 pés.
Continuo a apreciar o belo visual quando já estamos sobrevoado o Estado do Rio de Janeiro e o Cmte. Faz seu breve speech, informando que já estamos estabilizados em nível de cruzeiro de 38.000 pés.
Pouco mais à frente, o Cmte. Informa que os passageiros à direita da aeronave, se observar, poderão ver a Cidade Maravilhosa e o Aeroporto Intl. Galeão observo que são 12h47min.
Continuo a apreciar o belo visual quando já estamos sobrevoado o Estado do Rio de Janeiro e o Cmte. Faz seu breve speech, informando que já estamos estabilizados em nível de cruzeiro de 38.000 pés.
Pouco mais à frente, o Cmte. Informa que os passageiros à direita da aeronave, se observar, poderão ver a Cidade Maravilhosa e o Aeroporto Intl. Galeão observo que são 12h47min.
Aeroporto Santos Dumont – RJ (SBRJ).
Logo a tripulação passou recolhendo todo o lixo da cabine de passageiros, sinal de que estávamos perto do ideal de descida.
Belo Winglet do Embraer 190.
Era 12:57min quando já estávamos na divisa entre RJ e SP.
As 13h03min iniciamos a descida, pela chegada Campinas, para pouso na pista quinze em Campinas.
13h17min estávamos passando o través do aeroporto Intl. de Guarulhos - SBGR. Sobrevoando a grande São Paulo.
Aeroporto Internacional André Franco Montoro, Guarulhos – SP (SBGR).
As 13:18min estávamos sobrevoando a “selva de pedra”, mais conhecida como Cidade de São Paulo.
Bloqueando Congonhas.
As 13h22min, já era possíveil ver um dos pedágio da Autoban e eu pensando que mais tarde iria passar por ali.
Durante a descida para o pouso em Viracopos, é possível observar várias fazendas, região de muito verde e complexos de grandes empresas como as Casas Bahia.
Neste momento às 13h24min, a comissária solicita a verificação quanto aos cintos afivelados e travados, persiana aberta, equipamentos eletrônicos desligados e a mesinha fechada e travada.
Aproximadamente às 13h25min, nossa aeronave estava bloqueando o VOR CPN (de Viracopos), para então afastar na radial 343° por 3min e 30 sec. e após, curvar a esquerda para interceptar o localizador do ILS da pista 15, procedimento Charlie 3.
Neste momento o Cmte. Fala a famosa frase: “Tripulação, preparar para o pouso”.
Livrando a pista ativa, a comissária informa:
“Permaneçam com seus cintos de segurança afivelados até que a aeronave pare completamente e os avisos luminosos de apertar os cintos se apaguem. Tenha muito cuidado ao abrir os compartimentos superiores. Ligue seu celular, somente após chegar ao saguão do aeroporto. Fumar só será permitido nas áreas autorizadas.
As conexões serão direcionadas por nosso time de Campinas.
Diferencial Azul“Muito obrigado por passar parte do seu dia conosco, esperamos que tenham gostado da experiência AZUL, tenham um ótimo dia, obrigada”.
Normalmente nas outras Cias. Eu solicitava ao (a) comissário (a) para visitar a cabine de comando quando em solo, normalmente para tirar fotos. Neste voo ao desembarcar me direcionei para descer pela porta da frente, onde intencionalmente queria ver o diferencial.
O Cmte. Estava entre a porta da cabine de comando e o corredor, se despedindo dos passageiros como sempre no estilo AZUL, cordialmente. Foi ai que eu o cumprimentei e solicitei-o para visitar a cabine sendo prontamente atendido pelo mesmo.
Ao adentrar-me fiquei surpreso como é linda e diferente assim como a cabine de passageiros, a cabine de comando. Aquele sentado a direita com suas três divisas nos ombros certamente era o F.O (Primeiro Oficial), já estava preparando o voo seguinte, o que o impossibilitou de qualquer diálogo comigo, exatamente 13h39min daquele dia que foi um marco histórico em minha vida.
Permaneci por cerca de 01min e meio, observando a cabine e após despedindo-os e desejando-lhes um ótimo voo.
A cabine de comando.
Ao descer da aeronave, observo outras duas no pátio de Campinas, inclusive com troca de tripulação e uma observação interessante: Uma F.O (Primeira Oficial), passando no momento que registrava o nariz do EMB190 de perfil, batizado de Céu Azul.
Do nosso lado esquerdo a presença do PR-AYD (EMB190), e do lado direito o PR-AYB (EMB195).
Entre o pátio e a sala de desembarque, foram 6 minutos.
já estava na esteira aguardando minha bagagem que não demorou e foi a terceira a vir na esteira.
13h57min já estava no saguão do aeroporto, caminhando para a praça de alimentação para almoçar e seguir a segunda etapa da viagem até São Paulo, a qual eu decidi não ir pelo ônibus da AZUL e sim usá-lo na volta.
AVALIAÇÃO: as notas vão de 0 a 10
Reserva: nota 8.
Apesar da página um pouco confusa, o processo de compra é simples e no meu caso em que tive problemas com o site, à reserva foi confirmada sem maiores problemas pelo telefone da AZUL com um atendimento cordial.
Check-In: nota 10.
Pouca fila e atendimento simpático.
Embarque: nota 10.
Rápido, sem grandes filas e com muita atenção por parte dos funcionários de solo da AZUL.
Assento: nota 10.
De couro cinza, muito confortável e anatômico
Aeronave: nota 10.
Confortável, baixa incidências de ruído interno, inclusive nos banheiros, janelas de ótima visualização para pessoas de estatura média no Brasil. Acabamento interno impecável!
Amplo espaço no compartimento superior para bagagens de mão.
Banheiros limpos e cheirosos.
Há também uma mesinha para troca de fraudas de bebes.
Amplo espaço no compartimento superior para bagagens de mão.
Banheiros limpos e cheirosos.
Há também uma mesinha para troca de fraudas de bebes.
Entretenimento: nota 10.
TV individual com cinco canais diferentes, rádio e GPS com acompanhamento de velocidade (em milhas por hora), altitude (em metros) e localização (com três visualizações diferentes a cada tempo), incluindo TV ao Vivo.
Serviço dos comissários: nota 10.
A companhia conta com uma equipe de 3 de funcionários altamente qualificados que esbanja satisfação, dedicação, cordialidade, simpatia no atendimento ao cliente AZUL.
Refeições: nota 8.
A companhia serviu “lanches” leves com cinco opções, entre elas amendoim, batata chips, mini aperitivos salgados...
Apesar de ser um voo curto com pouso mais de 1h de duração, acredito que deveria haver uma 6ª opção de lanche, sendo este mais saboroso e nutritivo a qual aqueles passageiros que não teriam tempo de almoçar no aeroporto, já que era o horário do voo, poderiam optar por esta opção muito bem vinda.
Apesar de ser um voo curto com pouso mais de 1h de duração, acredito que deveria haver uma 6ª opção de lanche, sendo este mais saboroso e nutritivo a qual aqueles passageiros que não teriam tempo de almoçar no aeroporto, já que era o horário do voo, poderiam optar por esta opção muito bem vinda.
Bebidas: nota 10.
A companhia não serve bebidas alcoólicas, mas as opções são variadas contendo:
Duas opções para refrigerante (guaraná e coca-cola), duas Opções de suco (de laranja e pêssego) e água.
Desembarque: nota 10.
Rápido e eficiente, até por conta do horário. Bagagens na mão em poucos minutos.
Pontualidade: nota 10.
Partida e chegada antes do horário previsto.
Nota final: 9,6
Conclusão:
Posso dizer que a experiência em voar pela primeira vez de AZUL foi marcante e não será única, certamente, porque voarei outras vezes, mediante a continuidade da qualidade nos serviços assim como nos preços das passagens, mais acessíveis a todos os passageiros de todas as classes.
O preço da passagem não precisa ser barato, precisa ser justo (garantindo obviamente lucratividade, rentabilidade, segurança a Cia.), para que o mercado da aviação civil no Brasil possa expandir fazendo com que o Brasileiro explore mais o turismo interno do País.
A AZUL em parceria com outros interessados, precisa melhorar o transporte ainda mais para quem vai para São Paulo Capital, para que com o máximo de conforto, possa ser otimizado o tempo de passageiros que precisam chegar a SP em tempo reduzido sem grandes transtornos pela dependência de mais meios de transportes em horários de pico.
Minha avaliação consiste na opinião de um usuário do transporte aéreo no Brasil que já voou GOL e TAM.
2 comentários:
Em virtude de os primeiros FR (AD4083/4088) terem sidos postados diretamente no blog VIX agora, transfiro os comentários para esclusão do FR postado no blog. O FR válido é o acima.
6 comentários:
Alexandre disse...
Eheh...está perfeito demais, acho que é o melhor flight report que já vi, nota 10! Com esse FR dá vontade de viajar para o Brasil de propósito para viajar na Azul...eheh
7 de Abril de 2009 12:14
Guilherme Solek disse...
Está perfeito junio, Flight Report incrivel!
parabens..
e viva a azul!
7 de Abril de 2009 12:43
Lucas Roquefort disse...
Expecional
8 de Abril de 2009 19:20
Antonio Carlos Arpini Tatagiba disse...
Maravilha de post. Bom conhecer os serviços da Azul. Mais uma para reforçar a minha vontade de voar por esta compania.
Forte abraço
9 de Abril de 2009 13:39
Fly_br disse...
Show de Bola!!
14 de Abril de 2009 18:13
Administrador disse...
Comunicado.
Esse Flight Report foi reformulado e esta na área de matérias especiais do blog.
Em respeito aos comentários dos usuários não irei deletá-lo daqui.
Obrigado a todos.
10 de Junho de 2009 14:47
Correção:
Onde se lê esclusão leia-se: exclusão
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